Iraque lança ofensiva para expulsar Estado Isâmico do oeste do país - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Oriente Médio05/01/2017 | 09h37Atualizada em 05/01/2017 | 09h37

Iraque lança ofensiva para expulsar Estado Isâmico do oeste do país

Forças iraquianas reconquistaram grandes zonas da província de Al Anbar, mas a segurança na extensa província desértica segue precária

AFP
AFP

As forças iraquianas lançaram, nesta quinta-feira, uma ofensiva para retomar as cidades controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na região oeste do país, perto da fronteira com a Síria. Segundo o tenente Qasem Mohamedi, um dos comandantes da operação, os ataques serão dirigidos pela 7ª divisão do exército, unidades da polícia e combatentes e tribos locais, com o apoio da aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O primeiro alvo da operação é a localidade de Aanah e, em seguida, Rawa e Al Qaim — cerca de 330 quilômetros a noroeste de Bagdá —, às margens do Eufrates. As forças já avançam para Haditha, 200 km de Bagdá e a terceira cidade da província de Anbar, próxima da segunda maior represa do país.

Leia mais
Mais de 100 presos libertados por rebeldes continuam foragidos nas Filipinas
Maduro nomeia governador de Aragua como novo vice-presidente
Grupo de mulheres fará protesto contra Trump um dia após a posse

A localidade foi alvo de vários ataques extremistas desde a ofensiva do EI em junho de 2014, mas as tribos locais conseguiram contra-atacá-los.

— Chegou a hora de libertar as zonas ocidentais — afirmou Nadhom al Yughaifi, um comandante das tribos de Haditha.

Em 2016, as forças iraquianas reconquistaram do EI grandes zonas da província de Al Anbar, principalmente sua capital Ramadi e a cidade de Fallujah. Mas a segurança na extensa província desértica fronteiriça com a Síria, Jordânia e Arábia Saudita continua sendo precária e ainda há inúmeros radicais em circulação.

Milhares de membros das forças iraquianas estão atualmente mobilizadas no front de Mossul, no norte do país, o último grande reduto iraquiano dos radicais, que perderam mais da metade dos territórios conquistados durante sua ofensiva de 2014.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTRE-SC lança primeira campanha focada no incentivo à participação das mulheres na política https://t.co/yyzXFLDtGB #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaNSC Notícias estreia com visual moderno e conteúdo relevante https://t.co/bAU6Rgp75H #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros