Obama irá ao Congresso apelar por manutenção de reforma no sistema de saúde - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Articulação04/01/2017 | 12h34

Obama irá ao Congresso apelar por manutenção de reforma no sistema de saúde

Programa conhecido como "Obamacare" deverá ser revisto após a posse do presidente eleito, Donald Trump, em 20 de janeiro

Obama irá ao Congresso apelar por manutenção de reforma no sistema de saúde JIM WATSON/AFP
Foto: JIM WATSON / AFP
AFP
AFP

O presidente norte-americano Barack Obama fará, nesta quarta-feira, uma breve viagem, mas de grande importância política, entre a Casa Branca e o Capitólio para pedir aos parlamentares que defendam a reforma do sistema de saúde.

Os esforços de oito anos de Obama para expandir a cobertura de saúde a dezenas de milhões de americanos deverão ser revistos quando o presidente eleito, Donald Trump, assumir o poder em 20 de janeiro com uma maioria republicana nas duas casas do Congresso.

Leia mais
Justiça decide se autor de massacre cumprirá prisão perpétua ou pena de morte 
Obama avalia novas transferências de presos de Guantánamo

Em uma medida preventiva, o atual presidente se reunirá com senadores e deputados democratas "principalmente para discutir como contra-argumentar o manifesto objetivo republicano para revogar o Affordable Care Act (ACA)", conhecido como Obamacare, indicou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. 

A pouco habitual peregrinação política coincide com a visita ao Congresso do vice-presidente eleito Mike Pence.

— Estamos focados em revogar e substituir o Obamacare — disse Pence, na terça-feira. — Procuramos uma legislação para nos dar as ferramentas para reduzir o fluxo de papelada e regulação que estão estrangulando os empregos americanos.

No entanto, enquanto a oposição republicana ao Obamacare é clara, a sua fórmula para consertar o sistema não é evidente. A Casa Branca aposta que os eleitores americanos vão reagir com fúria se Trump retirar de milhões a cobertura médica sem uma alternativa viável.

— Não me surpreende que haja alguns republicanos preocupados sobre a extensão do impacto que poderia ter sobre os seus partidários a revogação do Obamacare — disse Earnest. — Sabemos que há pessoas em todo o país que se beneficiam desta lei, que estão protegidos por esta lei, cujas vidas foram salvas por esta lei — acrescentou.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSindicato dos Mecânicos não recorre contra venda da Busscar https://t.co/tBVO33GMHr #LeiaNoSantahá 47 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaProjeto de deputado catarinense pretende regulamentar a caça de animais silvestres no Brasil https://t.co/Njexf2u97e #LeiaNoSantahá 54 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros