Rússia está "cansada" do "amadorismo" das acusações dos Estados Unidos - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Diplomacia09/01/2017 | 11h54

Rússia está "cansada" do "amadorismo" das acusações dos Estados Unidos

No domingo, o presidente norte-americano Barack Obama admitiu ter subestimado o impacto de interferência russa nas eleições

Rússia está "cansada" do "amadorismo" das acusações dos Estados Unidos ALEXEI DRUZHININ/AFP
Foto: ALEXEI DRUZHININ / AFP
AFP
AFP

O Kremlin classificou como "amadorismo" as acusações de ataques cibernéticos lançadas pelos Estados Unidos. Conforme os serviços norte-americanos de inteligência, a Rússia seria responsável por uma articulação para influenciar na campanha eleitoral vencida pelo magnata Donald Trump.

— São acusações absolutamente infundadas, de um nível amador — declarou, nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. — Começam a nos cansar — acrescentou, falando de "uma verdadeira caça às bruxas".

Leia mais
Obama admite ter subestimado impacto de interferência russa nas eleições
O que Obama fez e o que Trump fará
Legado de Obama: oito anos depois, o que ficou do "Yes, we can"?

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos publicaram, na sexta-feira, um relatório que aponta uma campanha cibernética russa para prejudicar o processo democrático nos Estados Unidos e aumentar as chances de vitória do bilionário republicano Donald Trump para denegrir a sua rival, Hillary Clinton.

— Seguimos negando categoricamente qualquer envolvimento de Moscou — disse Peskov, que afirmou que este relatório não trazia "nenhuma substância" às alegações de Washington. — Não sabemos ainda quais os dados utilizados por aqueles que lançam essas acusações infundadas.

E-mails hackeados do Partido Democrata e de um amigo próximo de Hillary Clinton foram postados na Internet, principalmente pelo Wikileaks pouco antes da eleição, desestabilizando a nomeação democrata.

Barack Obama, que vai passar o bastão para Trump em 20 de janeiro, sancionou a Rússia expulsando 35 diplomatas russos considerados espiões.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMPF pede à Justiça Federal que prefeitura retire do "pacotão" projetos que alteram Plano Diretor https://t.co/WL7y81RpDt #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMPF pede à Justiça Federal que determine a retirada de projetos de lei que integram o pacotão https://t.co/sWWP5coye2 #LeiaNoSantahá 22 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros