Sancionada lei que proíbe a venda de amianto em Santa Catarina - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde12/01/2017 | 17h39Atualizada em 13/01/2017 | 13h41

Sancionada lei que proíbe a venda de amianto em Santa Catarina

Decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira 

Sancionada lei que proíbe a venda de amianto em Santa Catarina Fabrizio Motta/Agencia RBS
Indústria de SC não utiliza mais amianto desde 2015 Foto: Fabrizio Motta / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, sancionou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) 179/2008, que prevê a proibição de toda a cadeia produtiva de amianto no Estado, da fabricação até a comercialização. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da Estado até o fim da tarde de sexta-feira, quando a lei passa a valer oficialmente em todo o território catarinense. 

Em discussão desde 2008, o projeto de lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), em conjunto com o ex-deputado Jaílson Lima (PT), teve a tramitação estagnada até 2014, quando, em dezembro do ano passado, após debates e estudos, foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesc). 

Agora, com a lei sancionada por Colombo, Santa Catarina se torna o oitavo Estado brasileiro a proibir o amianto. Em 2015, a última empresa catarinense que ainda utilizava a substância, Imbralit, encerrou a prática após um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho. No entanto, distribuidoras continuavam comercializando telhas com o material, considerado tóxico à saúde humana. 

Leia também:
Alesc aprova projeto de lei que proíbe comercialização de amianto em SC
Comissão da Alesc prorroga mais uma vez decisão sobre banimento de amianto em Santa Catarina


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlumenau a Bordo, museu, Parada de Natal: as opções de diversão para o fim de semana https://t.co/RntPsSgKAW #LeiaNoSantahá 1 minutoRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSetor de TI consolida vocação de formar e manter talentos em Blumenau https://t.co/8cZjMPBPak #LeiaNoSantahá 1 minutoRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca