Detran-SC libera consulta online de histórico de multas dos últimos cinco anos  - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Disponível no site08/02/2017 | 20h18Atualizada em 08/02/2017 | 20h18

Detran-SC libera consulta online de histórico de multas dos últimos cinco anos 

Até janeiro só era possível visualizar punições do último ano, porém depois de suspensão automática do direito de dirigir, departamento ampliou consulta

Depois de notificar cerca de 11,7 mil condutores de Florianópolis da suspensão do direito de dirigir, o Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC)  liberou a consulta do histórico de multas dos últimos cinco anos. Até janeiro, motoristas catarinenses só conseguiam consultar no site do Detran as multas do último ano. No entanto, as notificações eram referentes a infrações mais antigas, cometidas há cinco anos, e com isso usuários não conseguiam conferir as infrações no portal, apenas indo pessoalmente ao Detran. A consulta estendida está disponível para todos os condutores catarinenses. 

— Não é mudança no sistema, a gente só disponibilizou a informação no sistema tendo em vista o processo de suspensão. Para que as pessoas possam saber, para prestar mais informação ao usuário —  justifica a gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Maria Casas Blanco.

Além de reclamações dos motoristas, o sistema antigo levou o Movimento Cidadão Fiscal a protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual sobre deficiências na prestação de serviços do órgão e, principalmente, a não disponibilização de informações online. O Ministério Público não instaurou inquérito sobre o tema.

Confira suas multas no site do Detran-SC.

A partir de março, além dos motoristas de Florianópolis com infrações ou acúmulo de pontos na carteira referentes a 2013 e 2014, condutores de Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú e Itajaí serão notificados sobre a suspensão do direito de dirigir. Pelo menos 541 mil motoristas catarinenses devem ter a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa neste ano porque atingiram 20 pontos ou mais em infrações em um período de 12 meses entre 2012 e 2016. O número representa 15% do total de 3,5 milhões de condutores do Estado e é justificado pela implantação de um sistema automatizado pelo Detran-SCO processo iniciou pela Capital, onde 11,7 mil condutores receberam em dezembro do ano passado notificações da suspensão do direito de dirigir referentes a infrações ou acúmulo de pontos entre 2012 e 2013.  

Confira quantos motoristas devem ser notificados em março. As suspensões são referentes a infrações ou acúmulo de pontos entre 2013 e 2014:

Blumenau - 12 mil condutores
Balneário Camboriú - 11 mil condutores
Joinville - 9 mil condutores
Itajaí - 10 mil
Florianópolis - 15 mil

Entenda o caso 

O Detran-SC contava com um sistema manual de análise dos casos até dezembro de 2016, quando foi substituído por um processo automatizado para cumprir uma das medidas apontadas por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em 2015, o TCE mostrou que o órgão puniu apenas 1,6% dos motoristas do Estado que ultrapassaram o limite de pontos entre 2010 e 2012.

Loading...

Loading...



Leia também:

Detran começa a notificar motoristas por suspensão de carteira devido a multas antigas


CNH ganha novo visual e mais itens de segurança a partir de janeiro

TCE aponta que SC pune apenas 1,6% dos motoristas que estouram pontos na carteira

App de desconto em multas de trânsito deve incluir rodovias estaduais de SC em janeiro de 2017

Valor de DPVAT para carro pessoal cai para R$ 63


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaRelembre os primeiros meses do governo Trump em 10 tuítes https://t.co/PzbXM8m640 #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaProtesto de pescadores contra lista de espécies em extinção bloqueia a BR-101 no Litoral Norte https://t.co/6IBUwplZ7Q #LeiaNoSantahá 36 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros