Otimismo na safra da sardinha gera novos empregos em Itajaí - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Economia13/02/2017 | 12h20Atualizada em 13/02/2017 | 17h41

Otimismo na safra da sardinha gera novos empregos em Itajaí

Expectativa é recuperar o prejuízo registrado no ano passado

Foto: Rafaela Martins / Agência RBS

A safra da sardinha começa nesta semana com a expectativa de redimir os baixos números do ano passado, que teve a pior captura da década. Foram pescadas 40 mil toneladas, metade da média histórica. Em Itajaí e Navegantes, que concentram mais de 60% as embarcações de cerco usadas na pesca da sardinha, os barcos já estão preparados para o início do trabalho.

Os armadores acreditam que as condições climáticas foram as responsáveis pela captura ruim em 2016, e apostam em índices melhores este ano. As enlatadoras de pescado, que no ano passado precisaram recorrer à importação para dar conta da demanda, desta vez estão otimistas.

Maior indústria do setor no país, a Gomes da Costa, em Itajaí, já contratou 200 novos colaboradores e continua com vagas abertas. Em 2016, a indústria precisou importar metade da produção e teve redução de vendas devido a uma negociação de valores na cadeia de produção que empurrou para cima o preço da sardinha enlatada.

Desta vez, o setor se uniu e cada elo da cadeia produtiva fez ajustes para chegar a um acordo com menos impacto para o consumidor final — o que também aumenta a expectativa da indústria.

A safra da sardinha vai de 15 de fevereiro até o fim de outubro. 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPrefeitura mostra ações e apresenta metas para o bem-estar animal em Blumenau https://t.co/ozq7OGFAMy #LeiaNoSantahá 55 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaObras de recuperação na rodovia Jorge Lacerda começam em Gaspar https://t.co/hCH5Wdgl7V #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros