Perigo de transbordamento de represa força evacuação em massa na Califórnia - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Estados Unidos13/02/2017 | 17h46Atualizada em 13/02/2017 | 17h46

Perigo de transbordamento de represa força evacuação em massa na Califórnia

Nível da água aumentou após várias semanas de fortes chuvas. Quase 200 mil pessoas tiveram que deixar suas casas

Perigo de transbordamento de represa força evacuação em massa na Califórnia Josh Edelson/AFP
Foto: Josh Edelson / AFP
AFP
AFP

Quase 200 mil pessoas eram evacuadas, nesta segunda-feira, diante dos danos no reservatório auxiliar de uma importante represa no norte da Califórnia, que poderiam provocar um grande transbordamento.

Funcionários disseram que a ameaça diminuiu, por enquanto, devido à redução do nível de água da represa de Oroville, a maior do país, situada a 120 quilômetros ao norte de San Franscisco. Mas o pedido à população de se manter distante da área continua. O nível da água aumentou após várias semanas de fortes chuvas.

Leia mais
Trump quer construir "pontes de comércio" com o Canadá
Acidente de ônibus deixa 32 mortos em Taiwan
Avalanche deixa ao menos quatro mortos nos Alpes franceses

O risco não é por conta da própria represa, sobre a qual o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia disse não estar em perigo de entrar em colapso, mas ao transbordamento de emergência que canaliza o excesso de água. Um enorme buraco se abriu no reservatório principal da represa na semana passada, o que obrigou as autoridades a ativar pela primeira vez o reservatório de emergência no sábado.

Porém, o mesmo começou a sofrer um desgaste, ameaçando romper e desviar a água para as cidades do vale, informou a imprensa americana.

As autoridades liberaram 2.830 metros cúbicos de água por segundo através do reservatório principal, reduzindo o nível da represa no domingo, informou o jornal Sacramento Bee, que cita o porta-voz do Departamento de Recursos Hídricos, Doug Carlson.

Apesar de não haver um risco imediato, a ordem de evacuação segue vigente enquanto as autoridades avaliam a segurança do reservatório principal, paralelo ao auxiliar, que também foi danificado devido ao alto volume de água.

Durante a noite, helicópteros colocaram pedras nas áreas desgastadas do reservatório de emergência, segundo os meios de comunicação locais, antes de ocorrerem as chuvas previstas para quarta e quinta-feira e que podem voltar a encher a represa.

Foto: Josh Edelson / AFP

A Guarda Nacional da Califórnia disse nesta segunda-feira de manhã no Facebook que havia alertado seus 23 mil membros para ficarem a postos.

Evacuações são mantidas

— Agora que não há mais água vazando do reservatório auxiliar, apesar de isso estabilizar a situação, restam muitas incógnitas — declarou o xerife do condado de Butte, Kory Honea, durante uma coletiva de imprensa no domingo.

Ainda não estamos em condições de tomar decisões para saber se é seguro ou não autorizar o regresso das pessoas à zona", acrescentou.

Cerca de 200 mil pessoas que vivem em comunidades próximas receberam uma ordem de "saída imediata" no domingo. A ordem afetava as zonas mais baixas da cidade de Oroville, de 20 mil habitantes, assim como as situadas rio abaixo.

O gabinete do xerife do condado de Butte, onde fica a represa, advertiu que uma "situação perigosa se desdobra próximo do reservatório auxiliar da represa de Oroville".

— A derrubada da estrutura do reservatório auxiliar provocaria uma saída incontrolável de água no lago de Oroville — acrescentou.

Mais ao sul, no condado de Yuba, também foi emitida uma ordem de evacuação. "Sim, foi emitida uma ordem de evacuação", indicou o centro de emergências do condado de Yuba em seu Facebook.

"Todo o condado de Yuba na zona do vale. O reservatório auxiliar está prestes a falhar... Peguem apenas as rotas para o leste, sul ou oeste. NÃO VIAJEM PARA O NORTE RUMO A OROVILLE!!!!!".

Imagens feitas de um helicóptero pela emissora KCRA mostravam a água escapando do reservatório auxiliar e entrando em um reservatório secundário, também cheio, antes de se dirigir para o rio Feather, que atravessa Oroville.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, emitiu uma ordem de emergência para liberar recursos para a zona afetada.

"Estive em contato com o pessoal de emergência que cuida da situação em Oroville (...) Está claro que as circunstâncias são complexas e que mudam rapidamente", afirmou Brown em um comunicado.

"O Estado está dirigindo todo o pessoal e os recursos necessários para conduzir esta situação muito séria", acrescentou.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaO decálogo do professor Leandro Karnal https://t.co/l38BLpyXPg #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaEconomista aponta reaquecimento da economia e fim da recessão  https://t.co/VFqWEfamdH #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros