Bachelet anuncia reforma da Previdência no Chile - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

América Latina13/04/2017 | 07h25Atualizada em 13/04/2017 | 07h26

Bachelet anuncia reforma da Previdência no Chile

Mudança prevê o pagamento de contribuições pelos trabalhadores para substituir os atuais fundos de pensões privados no país

Bachelet anuncia reforma da Previdência no Chile AFP PHOTO/PRESIDENCIA CHILE
Foto: AFP PHOTO / PRESIDENCIA CHILE
AFP
AFP

A presidente Michelle Bachelet anunciou, na quarta-feira, um projeto de reforma da Previdência chilena, que prevê contribuições dos empregadores para substituir os atuais fundos de pensões privados.

Em mensagem em rede nacional de TV, Bachelet anunciou que pretende implementar um sistema provisório "misto", que permitirá elevar em média 20% o valor das aposentadorias já pagas, e em 50% as aposentadorias dos mais de 10 milhões contribuintes do atual sistema de fundos privados, criado pelo ditador Augusto Pinochet em 1981.

— O Chile necessita deste tipo de Previdência, nos fará bem como país esta outra visão — declarou Bachelet.

Leia mais
Área de testes nucleares da Coreia do Norte está pronta para provas, diz site
Reino Unido diz que encontrou gás sarin em amostras de ataque na Síria
Alemanha critica comparação de porta-voz da Casa Branca entre Hitler e Assad

A proposta prevê uma contribuição de 5% do empregador, dos quais 3% irão diretamente para uma conta do empregado e 2% para um fundo coletivo. Os valores serão administrados por uma instituição pública independente, segundo Bachelet.

O objetivo final, conforme o governo chileno, é acabar com o atual sistema, com contribuição exclusiva do empregado a fundos de pensões privados, que pagam aposentadorias abaixo do previsto — inferiores inclusive ao salário mínimo (menos de 400 dólares). A promessa original era pagar 70% do último salário do trabalhador.

O novo sistema de Bachelet também prevê maior controle sobre os fundos de pensões, com os contribuintes tendo maior influência na definição das políticas de investimentos.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é assaltado quando buscava malote no Terminal da Fonte em Blumenau https://t.co/JOI1TKDetz #LeiaNoSantahá 24 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaLoja de móveis é assaltada em Blumenau https://t.co/Fkx0gdNqlE #LeiaNoSantahá 44 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca