Como vão funcionar os serviços em Blumenau neste feriado de Páscoa - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Folga prolongada12/04/2017 | 17h22Atualizada em 12/04/2017 | 17h22

Como vão funcionar os serviços em Blumenau neste feriado de Páscoa

Alguns serviços essenciais serão mantidos no município em regime de plantão

Diário Catarinense
Diário Catarinense

A prefeitura de Blumenau estará fechada neste feriado de sexta-feira Santa, 14. Mesmo assim, alguns serviços essenciais serão mantidos no município em regime de plantão. O expediente volta ao normal na segunda-feira 17, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Confira abaixo como funcionarão os serviços nesta data.

DEFESA CIVIL
Estará 24h de plantão através do telefone 199.

SAMAE
Estará de plantão para atendimento de emergência no telefone 115. O sistema de Ouvidoria não opera neste feriado. O atendimento comercial também estará fechado.

COLETA DE LIXO
Nesta sexta-feira, a empresa Sanepav realizará a coleta do lixo comum conforme horário de trabalhado aos sábados. Neste dia, os munícipes deverão colocar o lixo mais cedo na rua (início 6h término às 20h). No sábado, 15, a coleta será normal. No domingo, 16, o serviço não vai funcionar.

Já a coleta seletiva de lixo não funciona neste feriado. Devido a isso, o Samae orienta os moradores para não colocarem os lixos recicláveis na rua.

SERVIÇOS URBANOS
Plantão pelo telefone 47 99628-2121, com Michael Maiochi.

SINALIZAÇÃO VIÁRIA E SEMAFÓRICA
Plantão pelo telefone 47 99613-5152 com Cristiano Reichert, e pelo telefone 47 99968-9806 com Adair Telles da Silva.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Plantão pelo telefone 47 99203-1001 com Glauco Gevard.

MANUTENÇÃO DE BAIRROS
Atenderá em regime de plantão pelo telefone 47 99936-4031 com o engenheiro Eder Marchi.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU
Os museus da Família Colonial, Hábitos e Costumes, Artes de Blumenau (MAB) e o Mausoléu Dr. Blumenau permanecem fechados nesta sexta-feira. Voltam a atender o público no fim de semana, das 10h às 16h.

FAEMA
O Parque São Francisco de Assis estará funcionando nesta sexta-feira em horário de feriado: das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Se chover, o parque não será aberto.

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
Plantão 24h pelo telefone 153.

ÁREA AZUL
Os postos de atendimento e o monitoramento não estarão funcionando nesta sexta-feira e no sábado. Os cartões que tiverem vencimento para estes dois dias poderão ser pagos na segunda-feira sem multa.

TRANSPORTE COLETIVO URBANO
Vai funcionar na sexta-feira nos horários de domingos e feriados. 

PARQUE VILA GERMÂNICA
Os restaurantes localizados dentro da Vila Germânica vão abrir nesse dia, das 11h às 23h. As lojas também vão atender o público, das 10h às 18h.

EDUCAÇÃO
As escolas básicas municipais e os centros de educação infantil estarão fechados neste dia.

PRAÇA DO CIDADÃO
O expediente da Praça do Cidadão não estará funcionando neste dia.

PRAÇA DO EMPREENDEDOR
Estará fechada neste feriado.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Os Cras e os Creas estarão fechados neste feriado. O Centro Pop também estará sem atendimento na sexta-feira. Mesmo assim, o almoço aos atendidos na unidade será feito no Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) que vai trabalhar normalmente.

SAÚDE
Os Ambulatórios Gerais (AGs) e unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) estarão fechados nesta sexta-feira. Excepcionalmente, como este é um feriado religioso, os Ambulatórios Gerais do Garcia e Velha, que costumam atender aos sábados até às 12h, estarão fechados. Também não vão funcionar na sexta-feira a Policlínica Lindolf Bell, Centro de Saúde Rosânia Machado e Vigilâncias.

COMÉRCIO DE RUA
O Sindilojas e o Sindicato do Comércio em Blumenau informam o seguinte funcionamento das lojas:

Quinta-feira: normal (8h-9h às 18h);
Sexta-feira: ponto facultativo (abre quem quiser, mas a maioria estará fechada, conforme os sindicatos);
Sábado: normal (até 18h);
Domingo: fechado.

SUPERMERCADOS
Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), há supermercados que vão funcionar em horário normal e, outros, em horário diferenciado. Não há consenso nem mesmo entre unidades de uma mesma rede. Por esse motivo, a instituição orienta que o consumidor procure se informar diretamente na loja que frequenta. 

BANCOS
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais e federais.

Nesses casos, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou banco por telefone para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc) vencidos no dia do feriado podem ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso não estejam, recomenda-se a antecipação do pagamento para o dia útil anterior.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Mesmo durante feriados, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente. 

— Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor — afirma o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Leia também:
Confira a previsão do tempo para a Páscoa em Santa Catarina

Preços de pescados variam quase 90% nas peixarias de Florianópolis

Peixarias de Santa Catarina têm horário especial na Semana Santa

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDagmara Spautz: Falta de verba federal emperra ampliação do Aeroporto de Navegantes https://t.co/NZ9J3n6rtM #LeiaNoSantahá 53 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSC tem o segundo maior percentual de aposentados e pensionistas do Brasil https://t.co/tSGYnIDcgV #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca