Dia do beijo: saiba por que beijar faz bem à saúde   - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Smack13/04/2017 | 12h17Atualizada em 13/04/2017 | 12h17

Dia do beijo: saiba por que beijar faz bem à saúde  

Demonstração de carinho pode trazer mais vantagens do que se imagina

Dia do beijo: saiba por que beijar faz bem à saúde   Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução

Carinho, afeto e até respeito são alguns dos significados que um beijo pode passar. Muito além de tudo isso, beijar ainda traz vantagens para a saúde. Não é de hoje que a ciência investiga as vantagens que o ato de beijar traz para o bem-estar. Para celebrar o Dia do Beijo, comemorado nesta quinta-feira, reunimos alguns dos achados científicos sobre esta demonstração de amor. Confira.

Melhora o sistema imunológico
Que os seres humanos abrigam centenas, milhares e milhões de bactérias não é novidade. Um estudo holandês identificou que um beijo de apenas 10 segundos é capaz de promover a troca de 80 milhões de bactérias entre o casal. Essa troca é considerada benéfica para melhorar o sistema imunológico, protegendo o organismo de agentes nocivos.

Leia mais:
Saiba quais são os riscos que as lambidas dos pets oferecem à saúde 
"Hormônio do amor" tem efeitos similares aos do álcool

Alivia os sintomas alérgicos
Rinite e até problemas de pele podem ser amenizados com o simples ato de beijar. Foi o que revelou uma pesquisa realizada no Japão com 24 pacientes com rinite e outros 24 com eczemas atópicos leves. Depois de beijar por 30 minutos seus parceiros ao som de uma música suave, os voluntários apresentaram uma redução na produção de IgE, anticorpo responsável por desencadear os sintomas alérgicos.

Protege contra doenças
Além de melhorar o sistema imunológico, beijar ainda é o melhor remédio para prevenir determinados problemas em mulheres, especialmente durante a gestação. A infecção por citomegalovirus é uma delas. Pesquisa realizada no Reino Unido mostrou, que durante o beijo, o homem pode inocular o vírus na mulher. Embora inofensivo em adultos saudáveis, esse vírus pode provocar aborto ou deficiência do feto em mulheres grávidas. Para isso, a pesquisa sugere beijar a mesma pessoa por seis meses para que o corpo produza anticorpos, diminuindo os riscos de infecção do bebê.

Libera substâncias benéficas
Ao beijar, nosso corpo libera duas substâncias benéficas ao organismo: ocitocina e dopamina. A primeira, conhecida como "hormônio do amor", está associada às relações sociais humanas, ao afeto e ao romantismo (ele é liberado quando temos contato com animais de estimação, por exemplo). Já a segunda substância traz a sensação de prazer. 

Queima calorias
Ao movimentar mais de 20 músculos, o beijo é capaz de gastar algumas calorias. Claro que não vale matar a academia para ficar beijando! Estima-se um gasto de até 12 calorias.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaInvestigação sobre ataque de Manchester avança com novas detenções https://t.co/ey9cHz29OI #LeiaNoSantahá 52 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPM vai abrir inquérito para apurar denúncia de tortura psicológica por agentes em Balneário Camboriú https://t.co/xnhV4aYJqk #LeiaNoSantahá 53 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros