Ex-presidente da Coreia do Sul é indiciada por abuso de poder e suborno - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Investigação17/04/2017 | 07h27Atualizada em 17/04/2017 | 07h27

Ex-presidente da Coreia do Sul é indiciada por abuso de poder e suborno

Park Geun-hye é alvo de um escândalo que envolve a confidente Choi Soon-sil, que teria aproveitado a influência no governo para cobrar milhões de dólares a empresas

Ex-presidente da Coreia do Sul é indiciada por abuso de poder e suborno Ed Jones/AFP
Foto: Ed Jones / AFP
AFP
AFP

A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi indiciada por suborno, nesta segunda-feira, no caso de corrupção que provocou o seu impeachment, em março. O anúncio do indiciamento foi feito por promotores.

"Indiciamos formalmente Park, com múltiplas acusações que incluem abuso de poder, coação, suborno e divulgação de segredos de Estado", informaram os promotores em um comunicado.

Leia mais
Presidente da Coreia do Sul sofre impeachment
Ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye é presa por corrupção

A queda em desgraça da ex-presidente começou em meados de 2016, foi revelado um esquema em que a amiga e confidente de Park, Choi Soon-sil, aproveitou a influência que tinha para fazer com que grandes empresas pagassem milhões de dólares. Choi Soon-sil nunca ocupou nenhum cargo oficial no governo sul-coreano.

O escândalo levou a Assembleia Nacional a destituir a presidente em dezembro, com o objetivo de retirar sua imunidade e permitir assim uma investigação.

Park pediu desculpas diversas vezes pelo escândalo, mas nega ter cometido qualquer crime. Se a Justiça determinar sua culpa, Park Geun-hye pode ser condenada a até 10 anos de prisão, de acordo com especialistas.

Em 9 de maio, a Coreia do Sul fará eleições antecipadas. Moon Jae-In, ex-líder do Partido Democrático, o principal da oposição, é o favorito.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPosto de combustíveis é alvo de tiros em Blumenau https://t.co/kGGGg9Sxwy #LeiaNoSantahá 17 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é baleado no estacionamento da Fundação Cultural de Blumenau https://t.co/8wfub4wkqd #LeiaNoSantahá 26 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros