H3N2, outro subtipo da gripe A, deve predominar em SC e reforça alerta para vacinação de crianças e idosos  - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Campanha nacional12/04/2017 | 12h51Atualizada em 12/04/2017 | 12h58

H3N2, outro subtipo da gripe A, deve predominar em SC e reforça alerta para vacinação de crianças e idosos 

O subtipo costuma causar mais complicações em crianças de até dois anos e idosos. Campanha de vacinação começa em SC na próxima segunda-feira

H3N2, outro subtipo da gripe A, deve predominar em SC e reforça alerta para vacinação de crianças e idosos  Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Diante do que foi visto no inverno do hemisfério norte e no final da estação no Estado em 2016, a expectativa é que em 2017 predomine a circulação do H3N2, um dos subtipos da gripe A, em SC. A doença costuma causar complicações principalmente em crianças de até dois anos e idosos. Isso reforça a importância da vacinação para esses grupos, que assim como gestantes, professores e doentes crônicos, estão incluídos na Campanha Nacional de Vacinação contra gripe em SC. A imunização começa na próxima segunda-feira e segue até 26 de maio. Porém no período de 17 a 21 de abril, a vacina estará disponível apenas para os idosos e pessoas com doenças crônicas.

— No ano passado, foi apenas um caso desse subtipo em SC e neste ano o H3N2 está aparecendo, inclusive causou o único óbito deste ano. Está vindo com bastante força de novo. Classicamente é descrito como causador de doença grave em idosos e crianças pequenas. Mas independentemente do subtipo que circula, o vírus influenza sempre tem potencial de gravidade — reforça Fábio Gaudenzi de Faria, superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Santa Catarina.

No ano passado, foram 114 óbitos causados pelo H1N1, outro subtipo da gripe A, e nenhum por H3N2. Neste ano, além da única morte, H3N2 é responsável por quatro casos de hospitalizações. No total são oito casos por gripe A, sendo um por H1N1 e dois em investigação do subtipo. O tratamento, medidas de prevenção e sintomas são iguais para ambos, o que muda é o alvo. O H1N1 causa mais complicações entre doentes crônicos, enquanto o H3N2 em idosos e crianças pequenas. 

Campanha de vacinação começa na segunda-feira

A partir de segunda-feira, 1,2 mil salas de vacinação em todo Estado irão oferecer a imunização contra gripe. No total, 1,8 milhão de catarinenses poderão ser imunizados na campanha nacional de vacinação contra gripe. A meta do Ministério de Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que no Estado resulta em 1.678.109 de pessoas. Porém a expectativa em SC é superar com folga essa meta: 

— O catarinense realmente tem a característica de aceitar muito bem a estratégia de vacinação e procurar a imunização e a gente sempre tem altos níveis de cobertura. Nos anos de menor circulação fica em torno de 93% de cobertura vacinal, no ano passado ficou em 97%. A gente sempre trabalha para ficar mais perto dos 100% — comenta Vanessa Vieira da Silva, gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC).

Prevenção contra a gripe é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.

Leia também:

Santa Catarina registra primeira morte por gripe A de 2017

Meta é vacinar 1,6 milhão de catarinenses contra gripe em 2017

Idosos e doentes crônicos serão os primeiros a receber vacina na campanha contra gripe em SC



 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaVÍDEO: padaria no Centro de Blumenau é furtada durante o dia https://t.co/iyRPURFxuB #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMPF pede retorno de esposa de Cabral para a prisão preventiva https://t.co/hKnanKRaQP #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros