Papa Francisco canonizará crianças pastoras de Fátima em 13 de maio - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Portugal20/04/2017 | 07h30Atualizada em 20/04/2017 | 11h48

Papa Francisco canonizará crianças pastoras de Fátima em 13 de maio

Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto afirmaram ter presenciado aparições da Virgem, em 1917

AFP
AFP

Durante uma reunião de cardeais, o papa Francisco anunciou, nesta quinta-feira, que canonizará em 13 de maio duas das três crianças pastoras de Fátima, em Portugal, que afirmaram ter presenciado aparições da Virgem em 1917. A Igreja Católica reconhece o episódio como um "milagre".

Em março, o pontífice aprovou um decreto da Congregação para a Causa dos Santos relativo ao "milagre atribuído à intercessão do Beato Francisco Marto, nascido em 11 de junho de 1908 e falecido em 4 de abril de 1919, e da Beata Jacinta Marto, nascida em 11 de março de 1910 e falecida em 20 de fevereiro de 1920".

Em 13 de maio, os católicos celebram 100 anos da primeira aparição, em 1917, da Virgem para três crianças: Jacinta, Francisco e Lúcia na cidade de Fátima, a 100 quilômetros de Lisboa.

Leia mais
Deslizamentos de terra deixam pelo menos 16 mortos na Colômbia
Duas pessoas são mortas a tiros durante manifestações na Venezuela
Parlamento britânico aprova antecipação das eleições para junho

De acordo com a tradição católica, a Virgem apareceu outras cinco vezes ao longo de 1917 e durante as aparições fez várias profecias, recomendações e entregou três mensagens, conhecidas como "os três segredos de Fátima".

A freira Lúcia, a única que sobreviveu das três crianças pastoras e que faleceu em 2005, poucos meses antes do papa João Paulo II, revelou há algumas décadas os dois primeiros segredos. O primeiro era uma visão do inferno e o segundo falava de uma guerra pior que as já registradas até então. 

O texto do terceiro mistério permaneceu em segredo por muitos anos e foi revelado apenas no ano 2000, justamente em Fátima. De acordo com o Vaticano, tratava-se do atentado sofrido por João Paulo II em 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, no 64° aniversário da primeira aparição de Fátima, e à luta entre o comunismo ateu e a Igreja no século XX.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFesta junina de São João do Itaperiú tem queima de fogueira de 30 metros https://t.co/wSJg2TKz4e #LeiaNoSantahá 5 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaBlog do Pancho: Lei que determina conversão automática de multa em advertência não terá efeito https://t.co/di0S5VUDbVhá 8 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros