PM se envolve em briga em e supermercado de Lages - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Conduta10/04/2017 | 10h18Atualizada em 10/04/2017 | 17h43

PM se envolve em briga em e supermercado de Lages

Segundo testemunhas, policial agrediu um homem e o ameaçou com arma

PM se envolve em briga em e supermercado de Lages Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Clientes questionaram a ação do policial no estacionamento do supermercado Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Uma discussão entre um policial militar e um grupo de pessoas no estacionamento de um supermercado em Lages, na Serra catarinense, terminou com dois homens encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso aconteceu na tarde de sábado. 

Conforme as informações do Bom dia SC, da RBS TV, a confusão começou dentro do estabelecimento, quando uma pessoa esbarrou com o carrinho de compras no PM, que não gostou da ação e começou a discutir. Quando a briga foi controlada por funcionários do local, alguns clientes que viram a discussão dentro supermercado seguiram o policial até o estacionamento e a confusão aumentou ainda mais. 

O soldado, que não teve a identidade divulgada, fazia compras à paisana com a família. Segundo testemunhas, fora do estabelecimento o policial ameaçou um dos clientes com uma arma. Esse mesmo homem também foi agredido pelo soldado com um soco no rosto, como mostra um vídeo que circula pelas redes sociais. 

Na sequência, uma viatura da polícia chega e o soldado vai embora. Já os dois homens que se envolveram na briga foram conduzidos à delegacia. Suas identidades não foram divulgadas. Os homens assinaram um termo circunstanciado por ameaça, lesão corporal e rixa e foram liberados em seguida. 

De acordo com o 6º Batalhão de PM de Lages, o soldado se apresentou ao quartel e afirmou que dentro do mercado três pessoas tentaram agredi-lo, e por isso saiu do local. No entanto, na nota enviada pelo comando, a polícia não esclarece o que teria acontecido depois e informa que os desdobramentos do caso "ainda serão devidamente apurados".

Após os esclarecimentos, o PM foi liberado, mas uma investigação deve apurar se houve abuso de autoridade por parte do agente. Nesta manhã, o DC procurou o PM responsável pela região, o tenente-coronel Alfredo Nogueira, para esclarecer a conduta do soldado, mas ele não foi encontrado até a publicação deste texto. 

PM (de vermelho) aparece em um vídeo agredindo um homem  Foto: Corte / Arquivo Pessoal

Confira o comunicado da PM na íntegra:

"Em relação aos fatos noticiados em redes sociais no último sábado (08 de abril), ocorridos no Supermercado BIG de Lages, envolvendo policial militar, o Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages vem a público de forma transparente esclarecer:

"Trata-se de ocorrência policial iniciada no interior do estabelecimento, onde o policial militar realizava compras com sua família, e durante uma discussão com outras três pessoas, estas, supostamente agrediram o policial e empreenderam fuga, ocasionando os desdobramentos que ainda serão devidamente apurados.
Imperioso esclarecer que a ação resultou na lavratura de Termo Circunstanciado, onde tanto o policial, quanto os envolvidos, foram responsabilizados pela prática de infrações penais de menor potencial ofensivo (ameaça, lesão corporal e rixa), contudo, no momento da ocorrência, de forma a preservar a integridade dos envolvidos, os mesmos foram conduzidos para lavratura do procedimento em local seguro.

"Informamos que o 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages não coaduna com a prática de ações arbitrárias ou abusivas, sendo que os desdobramentos da ocorrência serão devidamente apurados, entretanto, sem realizar qualquer juízo de valor neste primeiro momento, assegurando às partes a ampla defesa, contraditório e, sobretudo, sua preservação."

*Com informações de Eduarda Demeneck

Leia mais notícias do Diário Catarinense

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCampanha do Agasalho tem sábado especial com atrações em Blumenau https://t.co/NeTRMs5C0R #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaGoogle deixará de escanear conteúdo de e-mails para segmentação de anúncios https://t.co/JM1ufe9kmm #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros