Veja o funcionamento dos principais serviços de Itajaí no feriado de Páscoa - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Atenção!12/04/2017 | 14h32Atualizada em 12/04/2017 | 14h35

Veja o funcionamento dos principais serviços de Itajaí no feriado de Páscoa

A folga é só na sexta-feira Santa e no domingo, mas desde a quinta-feira já há horários diferenciados de atendimento em algumas repartições

Diário Catarinense
Diário Catarinense

A Semana Santa é considerada um dos períodos de maior movimento no Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer (Praça Félix Busso Asseburg, Centro de Itajaí), o popular Mercado do Peixe. Para atender toda demanda, o mercado abrirá, inclusive, na sexta-feira santa, 14. Nesta terça, quarta e quinta-feira, o horário de atendimento será das 7h30min às 18h, e na sexta-feira e sábado das 7h30 às 14h. 

Quinta e sexta-feira é ponto facultativo no serviço público municipal de Itajaí, conforme o decreto nº 10.878. Os serviços públicos considerados essenciais vão garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Veja os detalhes:

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação mantém as aulas regulares para toda a rede de ensino na quinta-feira. Os pequenos, no entanto, terão folga na sexta-feira Santa. As atividades administrativas retornam normalmente na segunda-feira.

SAÚDE
Na quinta e sexta-feira, os atendimentos de urgências e emergência serão realizados no Pronto Atendimento 24 horas do São Vicente e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) do Cordeiros. 

COLETA DE LIXO
A Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana, caminhão do lixo e coleta seletiva, informa que manterá os serviços normalmente durante o feriado, sem alterações de rotas e horários. 

COMÉRCIO DE RUA
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí, o último acordo coletivo, que estabeleceu folga no Carnaval, também prevê uma compensação de quatro horas nos feriados de Páscoa e Dia das Mães. Dessa forma, o comércio de rua no município funcionará da seguinte maneira: 

Quinta-feira: horário normal;
Sexta-feira: fechado;
Sábado: tradicionalmente, as lojas ficam abertas até as 13h, mas devido ao acordo coletivo esse horário pode ser estendido até às 17h. A alteração, no entanto, fica a critério de cada proprietário. O CDL acredita que somente as lojas que têm envolvimento com a Páscoa ficarão abertas até mais tarde;
Domingo: fechado.

BANCOS
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais e federais.

Nesses casos, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou banco por telefone para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc) vencidos no dia do feriado podem ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso não estejam, recomenda-se a antecipação do pagamento para o dia útil anterior.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Mesmo durante feriados, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente. 

— Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor — afirma o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

SUPERMERCADOS
Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), há supermercados que vão funcionar em horário normal e, outros, em horário diferenciado. Não há consenso nem mesmo entre unidades de uma mesma rede. Por esse motivo, a instituição orienta que o consumidor procure se informar diretamente na loja que frequenta. 

Leia também:
Confira a previsão do tempo para a Páscoa em Santa Catarina

Preços de pescados variam quase 90% nas peixarias de Florianópolis

Peixarias de Santa Catarina têm horário especial na Semana Santa

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCampanha do Agasalho tem sábado especial com atrações em Blumenau https://t.co/NeTRMs5C0R #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaGoogle deixará de escanear conteúdo de e-mails para segmentação de anúncios https://t.co/JM1ufe9kmm #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros