Vídeo: Tubarão-baleia é avistado em praia de Garopaba   - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Meio Ambiente17/04/2017 | 19h27Atualizada em 18/04/2017 | 14h38

Vídeo: Tubarão-baleia é avistado em praia de Garopaba  

Maior peixe do mundo procura a região em busca de alimento

Vídeo: Tubarão-baleia é avistado em praia de Garopaba   Jean Pierre Vasconcelos/Reprodução
Foto: Jean Pierre Vasconcelos / Reprodução

Um tubarão-baleia foi avistado em Garopaba, no Sul do Estado, enquanto um barco de turistas navegava próximo à Praia do Siriú. O animal chamou a atenção do marinheiro e guia Jean Pierre Vasconcelos, 42 anos, que aproveitou para registrar o passeio. Segundo o pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, a aparição dessa espécie não é comum na região.

O vídeo foi feito na manhã da última sexta-feira, por volta das 11h, enquanto Vasconcelos acompanhava um grupo de turistas até a Praia de Naufragados, extremo-sul de Florianópolis. Ele trabalha no mar desde 2002 e nunca tinha avistado a espécie. 

— Na hora deu o estalo de registrar a cena rara, para mim ia ser uma lástima se tivesse partido. Os biólogos que mostrei o vídeo estavam indignados pois trabalham com isso há anos e nunca conseguiram ver e eu tive a sorte. Eu tenho bastante relação com o mar e a gente que está ali tem essas oportunidades únicas — comemora o guia.

Segundo o pesquisador, o animal avistado é um juvenil ou sub-adulto. Nos últimos cinco anos, pelo menos oito tubarões dessa espécie foram encontrados na região, todos eles desse porte ou maiores. Esse não é um local de desenvolvimento para a espécie, mas a comida em abundância atrai os peixes, explica Soto.

— Está dentro do que a gente já conhece da biologia do animal. Nesta época, meia-estação, eles vãos e aproximando da costa pois são animais filtradores, e esse nossa região do centro-norte de Santa Catarina, especialmente, é rica na alimentação para esses animais — explica o pesquisador.

Tubarões-baleia se alimentam de pequenos peixes e crustáceos. Eles não representam perigo aos humanos e quando adultos podem chegar a 20 metros de comprimento.

Leia mais:
Tubarão-baleia é avistado no Caixa D'Aço em Porto Belo

Anfíbio em risco de extinção é identificado na Serra Catarinense

Parque Estadual das Araucárias recebe cerca de 2,5 mil visitantes no primeiro ano de atividades


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDuas agências do banco Santander são arrombadas em Blumenau https://t.co/yA1jRxuWDN #LeiaNoSantahá 18 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaRapaz com 48 passagens é preso pela quinta vez em Itajaí https://t.co/EBVudzYHD7 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros