Faesc lança programa para incentivar pecuária de corte - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Agronegócio11/05/2017 | 18h09Atualizada em 11/05/2017 | 18h09

Faesc lança programa para incentivar pecuária de corte

Produtores têm acesso gratuito a assistência técnica e gerencial

Diário Catarinense
Diário Catarinense

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) e o Sebrae/SC promovem nesta sexta-feira, em Lages, o seminário estadual de lançamento do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de pecuária de corte. Estarão presentes o governador Raimundo Colombo, lideranças do agronegócio e em torno de 700 produtores rurais. 

O programa, que também tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC), fornece assistência técnica gratuita a produtores rurais, de pequenos a grandes. Embora a cerimônia de lançamento ocorra amanhã, o programa está em atividade há cinco meses e já atende cerca de 550 produtores em 22 municípios nas regiões do Planalto Serrano, Norte e Oeste do Estado. 

Os pecuaristas atendidos recebem uma visita técnica e gerencial por mês pelo período de dois anos. 

— A nossa intenção é melhorar o desenvolvimento das propriedades catarinenses. Toda a cadeia produtiva da pecuária de corte é assistida, desde genética, manejo adequado, melhoria da alimentação e também das instalações das propriedades - explica o vice-presidente de finanças Faesc e coordenador do programa, Antônio Marcos Pagani de Souza.

O superintendente do Senar-SC, Gilmar Antônio Zanluchi, reforça que o ATeG representa um avanço na capacitação dos produtores rurais, preparando-os para a condução das atividades pecuárias com uma visão empresarial e o emprego de técnicas de gestão e controle.

Segundo a supervisora estadual do programa, Paula Nunes, todos os dados gerenciais coletados são lançados em um software, utilizado nacionalmente, que abriga informações completas das propriedasdes. 

— Com essas informações é possível fazer comparações e tomar decisões mais assertivas. A partir disso, os empresários rurais terão modelos para melhorar a sua rentabilidade - afirma.

Para ter acesso ao serviço, o produtor deve procurar o sindicato rural de sua cidade. 

Agende-se

O quê:  seminário estadual de lançamento do Programa Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte Catarinense
Quando: dia 12 de maio, sexta-feira, a partir das 10h.
Onde: Parque de Exposições do Conta Dinheiro, Lages (SC).
Palestras: Na parte da manhã: ¿Análise e perspectiva para o mercado da carne bovina¿, do economista da Farsul Antônio da Luz. Na parte da tarde, a partir das 13h30: ¿Genética x ambiente = produto e produtividade¿, do professor da UFRGS José Fernando Piva Lobato, e ¿ATeG Pecuária de Corte Sistema FAESC/SENAR-SC e considerações finais¿, com representantes do sistema Faesc/Senar, do Serviço de Inteligência em Agronegócio (SIA) e do Sebrae.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaGean Loureiro retira o projeto de lei que cria a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos em Florianópolis https://t.co/3LDzjkPA7K #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaFestival Internacional Dança em Trânsito chega a SC e apresenta espetáculos de cinco países https://t.co/bY5DF6JKyk #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros