Ônibus elétrico desenvolvido pela UFSC terá aplicativo para reserva de assentos à comunidade acadêmica - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Tecnologia sustentável08/05/2017 | 13h30Atualizada em 08/05/2017 | 16h50

Ônibus elétrico desenvolvido pela UFSC terá aplicativo para reserva de assentos à comunidade acadêmica

Veículo alimentado por energia solar já rodou 10 mil quilômetros em primeira fase de testes

Ônibus elétrico desenvolvido pela UFSC terá aplicativo para reserva de assentos à comunidade acadêmica Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Projeto contou com financiamento de R$ 1 milhão pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Inaugurado em dezembro de 2016, o ônibus elétrico alimentado por energia solar desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC), em parceria com as empresas Eletrabus, Marcopolo, Mercedes Benz e WEG, já rodou cerca de 10 mil quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre a universidade e o Sapiens Parque. O veículo realiza cinco viagens por dia, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do laboratório Fotovoltaica.

— Nos próximos dias, o ônibus passará pela primeira revisão geral de todos os sistemas mecânicos e elétricos, quando será realizado um diagnóstico preciso sobre a operação do veículo — explica o coordenador da Fotovoltaica, professor Ricardo Rüther.

Está também em fase de desenvolvimento um aplicativo que permitirá à comunidade acadêmica da UFSC reservar seu assento no ônibus por meio do telefone celular, da mesma maneira como se faz o check-in para um voo comercial. Após o lançamento do aplicativo, o serviço de deslocamento será oferecido com horários regulares a todos os estudantes, docentes e técnicos-administrativos em Educação da Universidade.

Energia solar e deslocamento produtivo

Toda a eletricidade gerada no laboratório pelos sistemas fotovoltaicos instalados atende ao consumo dos prédios e às recargas do ônibus, com sobra, que é enviada por meio da rede elétrica da Celesc para ser consumida no campus central da UFSC. Nas simulações feitas pela Fotovoltaica, estima-se que a geração de eletricidade atenda a cerca de 80% do consumo das edificações e das recargas do e-Bus na base anual, com 20% sendo mandado pela rede da Celesc para o campus da UFSC na Trindade.

O ônibus é parte de um projeto de deslocamento produtivo, com veículos elétricos alimentados por energia solar fotovoltaica – é um ambiente de trabalho, com poltronas confortáveis (somente transporta passageiros sentados), duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, ar condicionado e rede wi-fi UFSC. Assim, durante o deslocamento entre o campus UFSC Trindade e o Sapiens Parque, realizado em cerca de 30 minutos, os usuários têm um ambiente de trabalho como se estivessem em uma sala da universidade.

O projeto contou com financiamento de R$ 1 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem parcerias com as empresas WEG, Marcopolo, Mercedes Benz e Eletrabus.

Leia também:
Ônibus elétrico desenvolvido pela UFSC circula desde março em Florianópolis

SC é o maior gerador de energia alternativa por número de habitantes no país  

Programa da Celesc vai custear 60% da instalação de sistema de energia solar em residências catarinenses

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEntenda o caso do triplex, que levou à condenação de Lula por Sergio Moro https://t.co/BnrFc48PZC #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaRelembre a condenação de Lula por Sergio Moro em caso do triplex do Guarujá https://t.co/0PkxU6BAwK #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros