Presidentes da Coreia do Sul e da China discutem tensão com Pyongyang - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Diplomacia11/05/2017 | 07h58Atualizada em 11/05/2017 | 07h59

Presidentes da Coreia do Sul e da China discutem tensão com Pyongyang

Moon Jae-In e Xi Jinping classificaram a desnuclearização da Coreia do Norte como um "objetivo comum" dos países

Presidentes da Coreia do Sul e da China discutem tensão com Pyongyang AFP PHOTO/YONHAP
Novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In disse, na quarta-feira (10), que está disposto a visitar a Coreia do Norte Foto: AFP PHOTO / YONHAP
AFP
AFP

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Coreia do Sul, Moon Jae-In, concordaram que a desnuclearização da Coreia do Norte é considerada um "objetivo comum" pelos países. Os líderes conversaram por telefone pela primeira vez, nesta quinta-feira (11).

As relações entre China e Coreia do Sul ficaram tensas nos últimos meses com a instalação no território sul-coreano de um escudo antimísseis dos Estados Unidos (THAAD) para contra-atacar a ameaça balística norte-coreana. Alegando que a medida afeta a sua capacidade de defesa, o governo chinês faz oposição enérgica ao escudo e adotou medidas de represália contra empresas sul-coreanas.

Leia mais
Presidente da Coreia do Sul diz que está disposto a visitar Pyongyang
Candidato de centro-esquerda é eleito novo presidente da Coreia do Sul
Presidente da Coreia do Sul sofre impeachment

Moon, do Partido Democrático, de centro-esquerda, deve modificar a política de grande rigidez em relação à Coreia do Norte desenvolvida pela presidente conservadora Park Geun-Hye, destituída por um escândalo de corrupção.

Moon, que foi um dos organizadores da segunda reunião de cúpula entre as duas Coreias em 2007, pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear.

O presidente sul-coreano, que havia manifestado restrições a respeito da instalação do THAAD, disse ao colega chinês que tem consciência das inquietações de Pequim e defendeu discussões bilaterais para permitir uma "melhor compreensão do tema". Além disso, Xi convidou Moon a uma visita oficial a China.

Leia as últimas notícias de Mundo

*AFP

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTemer reúne aliados para reagir à denúncia de Janot e buscar sobrevida com apoio do Congresso https://t.co/nyiOsmqevT #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaNaufrágio deixa ao menos nove mortos e 28 desaparecidos na Colômbia https://t.co/2xJ78tIbVn #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros