Combates entre tropas do regime sírio e aliança apoiada por Washington - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Beirute18/06/2017 | 18h23

Combates entre tropas do regime sírio e aliança apoiada por Washington

As tropas do regime sírio e a aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos se enfrentaram pela primeira vez neste domingo na Síria, na província de Raqa (norte), onde as duas forças rivais estão geograficamente perto uma da outra, informou o ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a OSDH, houve combates à noite em duas aldeias situadas a cerca de 40 km ao sul da cidade de Raqa, pouco depois de o exército sírio ter acusado a coalizão internacional dirigida por Washington de ter derrubado um de seus aviões na região.

"É a primeira vez que há realmente combates entre os dois grupos na Síria", declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório, que tem uma ampla rede de fontes no país em guerra.

Segundo a OSDH, os combates aconteceram nos povoados de Shuwayhan e Jaaydin, de onde o regime expulsou nas últimas horas o grupo ultrarradical Estado Islâmico.

Pouco antes do início dos combates, o exército sírio acusou a coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos de ter abatido um de seus aviões na região de Resafa, perto das duas aldeias.

A derrubada, confirmada pela coalizão, e os confrontos são uma escalada perigosa.

* AFP

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSecretaria da Fazenda de SC pode ter mudança até o final de setembro https://t.co/FRlXNpk0RU #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaEmpréstimo da Celesc com BID e Agência Francesa está ameaçado  https://t.co/ZfiQSrW0RT #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros