Cuba denuncia restrições de Trump mas reitera vontade de diálogo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Havana16/06/2017 | 22h39

Cuba denuncia restrições de Trump mas reitera vontade de diálogo

Cuba denunciou o endurecimento do embargo americano com as novas restrições ditadas por Donald Trump nesta sexta-feira (16), mas insistiu em sua vontade de continuar o diálogo "respeitoso" com Washington.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores declarou que "Cuba denuncia as novas medidas de endurecimento do bloqueio, que estão destinadas a fracassar", mas "reitera sua vontade de continuar o diálogo respeitoso e a cooperação em temas de interesse mútuo".

"Qualquer estratégia dirigida para mudar o sistema político, econômico e social em Cuba, seja por meio de pressões e imposições, ou empregando métodos mais sutis, estará condenada ao fracasso", advertiu.

Hoje, Trump endureceu a política adotada em relação a Cuba por seu antecessor, o democrata Barack Obama, assim como proibiu negócios com empresas cubanas administradas por militares.

Donald Trump também estabeleceu medidas mais estritas para as viagens dos americanos à Ilha.

Havana rejeitou "a manipulação com fins políticos e o duplo padrão no tratamento do tema dos direitos humanos", ressaltando que Trump, "outra vez mal assessorado, toma decisões que favorecem os interesses políticos de uma minoria extremista de origem cubana do estado da Flórida".

"Novamente, o governo dos Estados Unidos recorre a métodos coercitivos do passado, ao adotar medidas de recrudescimento do bloqueio, em vigor desde fevereiro de 1962, que não apenas provoca danos e privações ao povo cubano", disse o comunicado.

Cuba e Estados Unidos retomaram suas relações diplomáticas em 2015, após meio século de hostilidades.

* AFP

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaÔnibus de turismo tomba e deixa feridos na BR-470, em Pouso Redondo https://t.co/XCz2nIsz8f #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaFernando Gama d'Eça é nomeado juiz titular do TRE-SC https://t.co/gei5WWAA9X #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca