Firmado acordo entre governo centro-africano e grupos armados - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Roma19/06/2017 | 14h39

Firmado acordo entre governo centro-africano e grupos armados

Um acordo de paz que prevê um cessar-fogo "imediato" foi assinado nesta segunda-feira em Roma, sob o patrocínio da comunidade católica de Sant'Egidio, entre o governo centro-africano e grupos armados no país, constatou a AFP.

As partes concordaram com um cessar-fogo imediato em todo o território centro-africano, que será supervisionado pela comunidade internacional, segundo o texto do acordo, tornado público na sede romana desta comunidade, muito envolvida na mediação de conflitos, especialmente na África.

"Estamos comprometidos politicamente a aplicar um cessar-fogo em todo o território nacional, como um passo essencial para a paz", asseguram os signatários do acordo.

"O governo é responsável por obter a representatividade dos grupos militares em todos os níveis", acrescenta o acordo, assim como o "reconhecimento desses grupos como partes envolvidas na reconstrução" do país.

Em termos de segurança, os signatários comprometem-se "com a reabertura do território nacional à livre circulação de pessoas e bens, com a remoção de barreiras ilegais".

Os signatários também concordam com "a restauração do Estado em todo o território nacional por meio do retorno das autoridades administrativos e a implementação de um mecanismo conjunto de segurança".

A República Centro-Africana atravessa desde 2013 uma grave crise política e de segurança com a derrubada do presidente François Bozizé por uma coalizão de grupos rebeldes, Seleka, de maioria muçulmana.

As intervenções da França (2013-2016) e da Missão das Nações Unidas na RCA (MINUSCA), composta por 12.500 homens, trouxeram calma para Bangui, mas entre 50 e 60% do país está sob controle de grupos armados.

* AFP

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é detido suspeito de ameaçar funcionários em ambulatório geral de Blumenau https://t.co/tJfg1k1JMw #LeiaNoSantahá 13 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaRaquel Dodge oficializa mudança no grupo de trabalho da Lava Jato https://t.co/Z4SQtBKQ8g #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros