Inteligência canadense alerta contra ciberpirataria na eleição de 2019 - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Ottawa16/06/2017 | 19h14

Inteligência canadense alerta contra ciberpirataria na eleição de 2019

A agência de espionagem eletrônica do Canadá advertiu nesta sexta-feira (16) que hackers e Estados estrangeiros poderão buscar influenciar as eleições de 2019, depois que os ciberativistas tentaram atrapalhar, sem sucesso, o pleito de 2015, ano da chegada de Justin Trudeau ao poder.

Em um informe, o Centro de Segurança das Comunicações (CSE) disse que "hacktivistas" e cibercriminosos vazaram documentos sensíveis do governo e tentaram difamar os candidatos e propagar a desinformação antes da votação de 2015.

Esses ataques de "baixa sofisticação não tiveram um impacto no resultado das eleições", concluiu o CSE, acrescentando, porém, que é provável que os "hacktivistas" voltem a tentar repetir o procedimento quando os canadenses voltarem às urnas em 2019.

Segundo o CSE, em 150 anos, a democracia canadense não foi alvo de ataques virtuais de governos, mas é possível que possam tentar nas próximas eleições. De acordo com a agência, isso dependerá de "como os adversários do Canadá perceberão suas políticas externa e doméstica, e o espectro de políticas adotadas pelos candidatos federais canadenses em 2019".

"Somos um membro do G7. Somos um país da Otan. Somos uma voz influente e um líder no cenário mundial e, portanto, há um interesse significativo em influenciar a direção das eleições canadenses", disse a ministra das Instituições Democráticas, Karina Gould, à AFP.

Segundo o CSE, 13% dos países que realizam eleições nacionais este ano tiveram seus processos democráticos como alvo. A expectativa é que o número e a sofisticação dos ataques aumentem.

* AFP

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    Santa"SC tem um dos menores comprometimentos da receita com dívida", diz governo Estadual https://t.co/pvfhCsImOV #LeiaNoSantahá 29 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Candidatura em 2018 está totalmente descartada", diz presidente da Havan https://t.co/qUes4LiuJE #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros