Putin nomeia novo embaixador na Turquia após assassinato de diplomata - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Moscou19/06/2017 | 09h08Atualizada em 19/06/2017 | 09h40

Putin nomeia novo embaixador na Turquia após assassinato de diplomata

Antigo embaixador, Andrei Karlov, foi morto a tiros por um policial turco de 22 anos, em 19 de dezembro de 2016

Putin nomeia novo embaixador na Turquia após assassinato de diplomata YAVUZ ALATAN / SOZCU DAILY /AFP
Karlov foi morto por um policial turco, em dezembro de 2016 Foto: YAVUZ ALATAN / SOZCU DAILY / AFP
AFP
AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, nomeou Alexei Vladimirovich Ierkhov como o novo embaixador na Turquia. Ele substituirá o diplomata Andrei Karlov, morto em dezembro passado, em Ancara. A nomeação foi publicada, nesta segunda-feira (19), em decreto presidencial do Kremlin. 

Aos 57 anos, Ierkhov foi conselheiro na embaixada da Turquia em Damasco e cônsul de Istambul de 2009 a 2015. Depois de ser diretor do Centro de Crise do Ministério das Relações Exteriores russo, o diplomata se candidatou para o Comitê de Relações Exteriores da Duma (câmara baixa do Parlamento russo).

Leia mais
Embaixador russo morre após ser baleado na Turquia

Em 19 de dezembro, Karlov, que tinha 62 anos, foi assassinado a tiros por um policial turco de 22 anos, quando inaugurava uma exposição em Ancara.

O assassinato, que ocorreu diante de vários jornalistas, coincidiu com uma melhoria das relações entre Ancara e Moscou, que denunciou uma "provocação" para sabotar esta aproximação.

O policial, que foi morto pelas forças de segurança, gritou "Allah Akbar" (Deus é grande) e disse que queria vingar a cidade síria de Aleppo.

Embora as declarações pareçam ligar o assassinato à situação na Síria, onde a Rússia apoia militarmente o presidente Bashar al-Assad, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que o assassino era ligado a rede do pregador islâmico Fethullah Gülen, que o regime acusa de estar por trás do golpe fracassado de 15 julho de 2016.

Já a Rússia denunciou um "ato terrorista covarde e ignóbil" e concedeu ao diplomata o título póstumo de Herói da Rússia.

Leia mais notícias de Mundo

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDepois de amanhecer gelado, temperaturas podem chegar a 24ºC em Santa Catarina  https://t.co/h5QU3Ox1zx #LeiaNoSantahá 8 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDiante da superlotação, moradores da Serra de SC oferecem hospedagem alternativa aos turistas https://t.co/JGBQBGYO6N #LeiaNoSantahá 9 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros