Alunos colocam habilidades à prova em etapa da Olimpíada do Conhecimento em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação11/07/2017 | 11h47Atualizada em 14/07/2017 | 09h46

Alunos colocam habilidades à prova em etapa da Olimpíada do Conhecimento em Blumenau

Disputas nas áreas de construção, automóveis e informática envolvem sete estudantes do Senai de Blumenau até quinta-feira

Alunos colocam habilidades à prova em etapa da Olimpíada do Conhecimento em Blumenau Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Fernanda vai buscar índice em aplicação de revestimentos cerâmicos Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Fernanda Rincaweski tem só 17 anos, mas já prepara as bases de reboco e ensaia a disposição dos azulejos entre os espaçadores em cruz com domínio de profissional. Desde o ano passado, quando cursou Aprendizagem Industrial no Senai, ela passou a ver no trabalho de aplicação de cerâmica uma oportunidade para aplicar o gosto por desenhos e o perfeccionismo em uma área que pudesse virar também campo de trabalho.

Agora, ela está entre os sete estudantes do Senai da cidade selecionados para participar da etapa seletiva estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017. A competição começou nesta segunda-feira com a preparação dos ambientes e segue até quinta-feira na unidade de Blumenau. Nesta terça os alunos conhecem os projetos solicitados pelos avaliadores. Os estudantes com melhores índices poderão representar Santa Catarina na etapa nacional, em 2018, que por sua vez dá vagas na WorldSkills Competition, marcada para 2019, na Rússia.

– Acho que o segredo será buscar qualidade extrema em cada detalhe, sem deixar de ser rápido – conta a aluna.

Na mesma sala em que Fernanda trabalha está Jonas Gabriel Rosa, 16. Ele ficará responsável pela construção de uma parede com diferentes cortes, tamanhos e desenhos de tijolos e alvenaria. O trabalho será feito com os conhecimentos aprendidos no mesmo curso. A chave para um bom desempenho e para conseguir vaga na fase nacional, segundo o estudante, é interpretar bem o projeto e buscar a perfeição. Um desafio que o estimula ao pensar no futuro.

– Se eu for buscar um emprego nessa área, que é o meu objetivo, já vou ter experiência, prática, estudo. Vai ser muito bom – projeta.

Jonas será avaliado pelo desempenho em construção em alvenaria Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Em todo o Estado, 59 estudantes do Senai de 12 cidades vão competir em 30 ocupações industriais diferentes. A etapa estadual vai até 22 de setembro e, ao contrário dos outros anos, terá eventos separados nos municípios – passará ainda por Rio do Sul e mais 10 cidades de outras regiões. Nas provas, os alunos são avaliados por critérios como excelência do projeto, capacidade de planejamento, aproveitamento de recursos e comportamento.

Desafio também na área automotiva e de informática
Em Blumenau, os sete estudantes vão buscar os índices em seis ocupações – além de aplicação em cerâmica e construção e alvenaria, tem ainda drywall, sistemas de informação, vitrinismo e área automotiva. É nesta última que Matheus Sebastião Boaventura Nunes, 18 anos, vai colocar em prática os consertos que fazia no Fusca do tio e que no ano passado somou aos ensinamentos do curso de aprendizagem industrial. Ele terá que diagnosticar problemas elétricos e mecânicos de um carro a partir de hoje.

– Quero seguir na área de engenharia automotiva e acho que pode ser muito bom para o currículo – conta o tímido jovem, que já ficou no quarto lugar em um concurso nacional com um projeto de customização de um carro.

Matheus terá que identificar problemas elétricos e mecânicos em componentes de automóveis Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Eduardo Rodrigues, um dos avaliadores da etapa em Blumenau, conta que a competição ajuda a gerar conhecimento e também atitude e espírito de iniciativa nos alunos, além de ser um diferencial para a trajetória profissional. O diretor do Senai de Blumenau, Jacir Luiz Lenzi, confirma que a disputa costuma ajudar a colocar no mercado profissionais cada vez mais preparados para a indústria e projeta um bom desempenho dos estudantes blumenauenses.

– Faz três edições que Blumenau tem tido o melhor desempenho em Santa Catarina. E a ideia, com todo respeito, é manter essa hegemonia, continuar sendo a cidade que todos querem vencer – frisa.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaVitória de Aécio no Senado é uma resposta política ao STF https://t.co/YOdfESRO9j #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMotociclista fica gravemente ferido em acidente na Rua Engenheiro Paul Werner em Blumenau https://t.co/c3EJ1mWJlS #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros