Área afetada pela enchente de 2008 receberá simulado de deslizamento neste sábado em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Prevenção07/07/2017 | 09h48Atualizada em 07/07/2017 | 09h48

Área afetada pela enchente de 2008 receberá simulado de deslizamento neste sábado em Blumenau

Ação liderada pela Secretaria de Defesa do Cidadão faz parte do Julho Laranja

Área afetada pela enchente de 2008 receberá simulado de deslizamento neste sábado em Blumenau Patrick Rodrigues/Ver Descrição
Foto: Patrick Rodrigues / Ver Descrição
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

A Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) de Blumenau faz neste sábado um simulado de deslizamentos na região do Loteamento Santa Rita e da Rua Fritz Georg, no bairro Fortaleza. O local foi bastante afetado pela enchente de 2008 na cidade.

Segundo a prefeitura, a ação que envolverá órgãos que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), entre eles a Defesa Civil, o Exército, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o SAMU.  A atividade integra a programação do Julho Laranja - Mês de Prevenção a Desastres e visa preparar as equipes de atendimento e a comunidade sobre como proceder em situações de calamidade.  

Na ocasião, será simulado um episódio de deslizamento que demandará operação conjunta e articulada entre os diversos órgãos que fazem parte do GRAC, para realizar o resgate e o salvamento de vítimas, inclusive com a utilização do helicóptero Arcanjo. O treinamento servirá também para validar a metodologia de atuação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides). Portanto, uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), financiadora do projeto, estará em Blumenau para acompanhar e avaliar a atividade.

Durante o exercício, haverá a exposição de materiais e equipamentos do 23º Batalhão de Infantaria e do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, na EBM Patrícia Helena Finardi Pegorim, situada na Rua Luiz Krutzsch, 474, na Fortaleza. O evento contará ainda com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Blumenau promove Simpósio Municipal da Defesa Civil


A comunidade de Blumenau celebra neste mês o Julho Laranja, voltado para a prevenção a desastres, que contará com diversas atividades para a conscientização e orientação da população sobre a importância de se prevenir e meios de ação em casos de desastres e catástrofes naturais.

Entre as atividades programadas, sexta-feira, a partir das 9h, ocorre o Simpósio Municipal de Defesa Civil.O evento acontecerá na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) – que fica na Rua Alberto Stein, 466, na Velha – e contará com a presença do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Renato Newton Ramlow.

Na ocasião, o representante do governo federal abordará o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), que envolve as três esferas governamentais na articulação, coordenação e execução dos programas, projetos e ações de proteção e defesa civil em todo o país. A programação prevê apresentações sobre procedimentos e critérios para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade, planos de defesa civil para municípios de pequeno porte, mudanças climáticas e gestão de riscos e fortalecimento da resiliência. O ciclo de debates será aberto para toda a comunidade.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSaiba o que vai acontecer na sua novela preferida nesta terça-feira https://t.co/pAQP80zHcx #LeiaNoSantahá 26 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaJoyce x Irene e Maria do Carmo x Nazaré: relembre outras brigas históricas das novelas https://t.co/4feaFRNvPe #LeiaNoSantahá 31 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros