Fies vai descontar 30% do futuro salário dos estudantes - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Novas regras06/07/2017 | 07h51Atualizada em 06/07/2017 | 07h51

Fies vai descontar 30% do futuro salário dos estudantes

Anúncio das mudanças ocorre nesta quinta-feira

Fies vai descontar 30% do futuro salário dos estudantes Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciam nesta quinta-feira (6), às 10h, a abertura de novas vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para este ano. Na mesma cerimônia, no Palácio do Planalto, serão lançadas as diretrizes do novo Fies.

Para barrar a inadimplência do programa, o governo vai endurecer as regras para quem necessita de empréstimo para pagar as mensalidades da faculdade. Ao assinar o contrato, os estudantes terão que autorizar o desconto de 30% dos salários que receberão após formados para quitar o empréstimo. Hoje, o pagamento pode começar em até um ano e meio após a formatura.

Leia mais:
Inadimplência em faculdades privadas foi de 9% em 2016

Em casos de formados que não conseguirem emprego, o governo deverá acionar garantias (fiador e fundo garantidor) para pagar o empréstimo. Esse prazo deve ser de alguns meses, no entanto, a definição do período exato só deve ser feito após o anúncio de hoje.

Outra proposta é que o aluno vai saber, ao firmar contrato, o valor total do empréstimo, ao contrário do que acontece hoje, em que há renovação semestral de acordo com o reajuste das mensalidades.

No próximo ano, serão ofertadas cercar de 300 mil vagas pelas novas regras. Para o segundo semestre de 2017, ainda no modelo atual, são cerca de 75 mil.

O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de Ensino Superior. Segundo o Ministério da Educação, atualmente mais de 2 milhões de jovens e adultos que não têm condições de pagar a faculdade são beneficiados pelo programa, que oferece taxa de juros efetiva de 6,5% ao ano.

*Zero Hora com agências

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros