Prefeitura de Blumenau entrega memorial em homenagem a vítimas de desastres naturais - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Memória31/07/2017 | 12h02Atualizada em 31/07/2017 | 12h02

Prefeitura de Blumenau entrega memorial em homenagem a vítimas de desastres naturais

Monumento na Praça Victor Konder também quer chamar a atenção para a importância da prevenção 

Prefeitura de Blumenau entrega memorial em homenagem a vítimas de desastres naturais Eraldo Schnaider/Divulgação
Prefeito Napoleão Bernardes inaugura memorial ás vítimas das catástrofes climáticas em Blumenau Foto: Eraldo Schnaider / Divulgação
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

A prefeitura de Blumenau inaugurou na manhã desta segunda-feira um memorial em homenagem às vítimas de catástrofes naturais que ocorreram na cidade.

A cerimônia ocorreu na Praça Victor Konder, em frente à sede do Executivo municipal, onde uma placa vai eternizar a memória das vítimas. O evento encerra a programação do Julho Laranja, mês dedicado a prevenção de desastres em Blumenau. Além da lembrança dos cidadãos que perderam a vida em desastres naturais, o ato tem o objetivo de reforçar a importância do aperfeiçoamento das ações de prevenção e resposta para a preservação de vidas e redução dos efeitos desses eventos.

A última ocorrência de grandes proporções com vítimas em Blumenau aconteceu em novembro de 2008, quando o excesso de chuvas provocou enchente, enxurrada e deslizamentos, resultando em 103 mil pessoas atingidas e 24 vítimas fatais.

A prefeitura também destacou os avanços na prevenção dos desastres. Em 2013 Blumenau foi escolhida, com as cidades de Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro, para integrar o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), que é financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que tem como objetivo objetivo o desenvolvimento de metodologias e políticas voltadas ao gerenciamento e à avaliação dos riscos de desastres relacionados a deslizamentos.

Já em 2014, houve a implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), que transmite em tempo real informações sobre a meteorologia, a situação do Rio Itajaí-Açu e das barragens da região. A ferramenta também é preparada para emitir alertas quando necessário e pode ser acessada tanto pela internet como por aplicativo para smartphones.



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlumenau terá programação para a Semana da Imigração Alemã  https://t.co/SXsH0rQ1og #LeiaNoSantahá 11 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaIFC abre inscrições para três cursos gratuitos em Blumenau https://t.co/i6JdqzH19V #LeiaNoSantahá 12 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca