A prefeitura de Blumenau inaugurou na manhã desta segunda-feira um memorial em homenagem às vítimas de catástrofes naturais que ocorreram na cidade.
A cerimônia ocorreu na Praça Victor Konder, em frente à sede do Executivo municipal, onde uma placa vai eternizar a memória das vítimas. O evento encerra a programação do Julho Laranja, mês dedicado a prevenção de desastres em Blumenau. Além da lembrança dos cidadãos que perderam a vida em desastres naturais, o ato tem o objetivo de reforçar a importância do aperfeiçoamento das ações de prevenção e resposta para a preservação de vidas e redução dos efeitos desses eventos.
A última ocorrência de grandes proporções com vítimas em Blumenau aconteceu em novembro de 2008, quando o excesso de chuvas provocou enchente, enxurrada e deslizamentos, resultando em 103 mil pessoas atingidas e 24 vítimas fatais.
A prefeitura também destacou os avanços na prevenção dos desastres. Em 2013 Blumenau foi escolhida, com as cidades de Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro, para integrar o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), que é financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que tem como objetivo objetivo o desenvolvimento de metodologias e políticas voltadas ao gerenciamento e à avaliação dos riscos de desastres relacionados a deslizamentos.
Já em 2014, houve a implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), que transmite em tempo real informações sobre a meteorologia, a situação do Rio Itajaí-Açu e das barragens da região. A ferramenta também é preparada para emitir alertas quando necessário e pode ser acessada tanto pela internet como por aplicativo para smartphones.