Santa Catarina soma 204 casos graves de gripe A neste ano - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Alerta13/07/2017 | 16h37Atualizada em 13/07/2017 | 16h37

Santa Catarina soma 204 casos graves de gripe A neste ano

Na última semana foram mais sete hospitalizações pela doença; número de mortes é de 27

Santa Catarina soma 204 casos graves de gripe A neste ano Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Na última semana foram mais sete hospitalizações por gripe A em Santa Catarina. No total o Estado soma 204 casos graves da doença, sendo a maioria (200) por H3N2, um por H1N1 e três em investigação. Além disso são 22 casos graves causados pelo vírus influenza B. O número de mortes é o mesmo do último boletim: 27. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). 

Dos 226 casos confirmados como influenza, 66,2% tinham algum fator de risco associado, dos quais 88 (66,2%) eram idosos, 16 (12%) eram obesos, 12 (9%) eram crianças com idade abaixo de dois anos e 13 (9,8%) eram portadores de doenças crônicas, além de quatro gestantes. 

Os pacientes que se curaram fizeram uso de antiviral Tamiflu, em média, três dias após o início dos sintomas de síndrome gripal (febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia). Mas a recomendação é começar o tratamento em até 48 horas. 

Segundo o boletim da Dive, o perfil de casos e mortes pelo vírus influenza, até o momento, indica a circulação maior do vírus influenza subtipo A(H3N2), acometendo idosos e adultos com comorbidades (doentes crônicos e obesos). Esses grupos possuem uma tendência maior a apresentarem complicações, por isso é fundamental procurarem um serviço de saúde assim que aparecerem os primeiros sintomas de gripe.

De olho na prevenção

É importante lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos – como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos – limpos com álcool, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres. Se estiver gripado, cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar ou use o antebraço. Evite sair de casa quando tiver gripado. 

Leia também:

Joinville registrou a primeira morte por gripe B 

Florianópolis registra cinco mortes por gripe A neste ano 

Florianópolis e Joinville são as cidades que mais registraram morte por gripe A neste ano em SC

Vacinação contra a gripe continua enquanto durarem os estoques em SC



Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    Santa"O corte de despesas é o caminho para o país crescer", disse Henrique Meirelles na Fiesc https://t.co/RopkDeryEE #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: Meirelles é visto com bons olhos pelo mercado, mas só isso não basta https://t.co/vJtxZhOyYC #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca