Itajaí vai ser a primeira cidade no país a tratar usuários de drogas com homeopatia na rede pública - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde29/08/2017 | 18h35Atualizada em 29/08/2017 | 18h35

Itajaí vai ser a primeira cidade no país a tratar usuários de drogas com homeopatia na rede pública

Projeto piloto terá 120 usuários de cocaína e crack


Itajaí vai ser a primeira cidade no país a experimentar um tratamento homeopático para dependentes de crack e cocaína. A medicação é feita da folha de coca, e deve reduzir o uso da droga. Os primeiros dois meses serão de tratamento experimental. Se os resultados forem positivos, o modelo será oferecido definitivamente pela Secretaria da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Dellagiustina, o município foi escolhido pelo Conselho Federal de Farmácia para sediar o estudo porque comprovou ter estrutura e organização para dar respaldo ao tratamento. O projeto se baseia em pesquisas feitas nos Estados Unidos e na experiência bem sucedida da Bolívia com tratamentos homeopáticos.

Na fase inicial serão recrutados 120 dependentes, que ainda não tenham feito outro tipo de tratamento. O acompanhamento vai indicar qual foi a resposta de cada um dos usuários à homeopatia.

Para que o projeto seja colocado em prática, está sendo firmada uma cooperação técnica entre prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Federal de Medicina, Univali e órgãos ligados ao Ministério da Saúde, como a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Se o resultado de Itajaí for positivo, o modelo de tratamento será levado a outras cidades no país.

A implementação de tratamentos alternativos na rede pública de saúde era uma meta do prefeito Volnei Morastoni (PMDB). Médico pediatra, ele se especializou recentemente em terapias que são uma alternativa aos métodos tradicionais. No caso dos dependentes químicos, segundo ele, a homeopatia poderá garantir que o usuário se livre das drogas sem os sintomas clássicos de abstinência, que fazem com que muitos desistam do tratamento no meio do caminho.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHavan vai investir R$ 80 milhões para ampliar centro de distribuição em Barra Velha https://t.co/OUsFWaNs15 #LeiaNoSantahá 34 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaKakay: "A Operação Lava-Jato banalizou a delação premiada e a prisão preventiva no país" https://t.co/5nZHIBTaqJ #LeiaNoSantahá 44 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca