Blumenau recebe nesta quarta-feira ação de conscientização sobre a sepse - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde12/09/2017 | 14h09Atualizada em 12/09/2017 | 14h09

Blumenau recebe nesta quarta-feira ação de conscientização sobre a sepse

Doença mata 270 mil brasileiros anualmente 

Blumenau recebe nesta quarta-feira ação de conscientização sobre a sepse Divulgação/Reprodução
Foto: Divulgação / Reprodução

Responsável pela morte da cantora Rogéria no último 4, a sepse – conhecida popularmente (e equivocadamente) como infecção generalizada – será tema de um evento de conscientização em Blumenau nesta quarta-feira, das 8h às 15h na rodoviária. 

A cidade fará parte de uma ação nacional que tem como objetivo mostrar às pessoas a gravidade da doença que mata aproximadamente 270 mil brasileiros por ano – 55% de todos os infectados, taxa de mortalidade considerada alta – e é responsável pela ocupação de um em cada quatro leitos de UTI no país.

Durante a ação, profissionais da saúde vão dar esclarecimentos à população e tirar dúvidas a respeito da enfermidade que pode desencadear o choque séptico. Dados do Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas) indicam que a incidência aumentou entre 8% e 13% no país durante a última década, sendo vilã em mais mortes do que alguns tipos de câncer, como o de mama e de intestino.

Crianças, idosos, pacientes soropositivos  ou com câncer estão no chamado grupo de risco da sepse, que pode começar como uma infecção urinária – como no caso da cantora Rogéria –, pneumonia e se não tratada evoluir e levar a óbito. Nesta quarta-feira é lembrado o Dia Mundial da Sepse.


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaVídeo: banda Vox 3 apresenta novas músicas para a Oktoberfest 2017 https://t.co/afH9WzQ3N3 #LeiaNoSantahá 23 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCurtas: Schornstein, Faema, multas, Eisenbahn Prosit, Centro de Convenções https://t.co/IDUxBA6RJ7 #LeiaNoSantahá 24 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros