Começa na segunda-feira campanha de multivacinação para crianças e adolescentes - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde07/09/2017 | 11h04Atualizada em 07/09/2017 | 16h16

Começa na segunda-feira campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Estarão disponíveis 14 vacinas para crianças e seis para adolescentes

Começa na segunda-feira campanha de multivacinação para crianças e adolescentes Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

A campanha anual de multivacinação começa na segunda-feira (11) em todo o país com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação. Para crianças, serão oferecidas 14 vacinas que fazem parte do calendário básico do Ministério da Saúde. Outras seis serão destinadas a adolescentes até 15 anos. O Rio Grande do Sul tem dois milhões de pessoas nesta faixa etária. 

Leia também:
Grupos contrários à vacinação preocupam autoridades de saúde
Com mudança na fórmula, vacina passa a ser mais utilizada que gotinha contra a paralisia infantil
Reduzida, vacinação contra poliomielite é adiada para setembro 

A orientação da Secretaria Estadual da Saúde é que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Os profissionais avaliarão se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. 

A campanha era conhecida até 2015 pela aplicação da vacina contra a poliomielite através das "gotinhas", mas essa estratégia foi modificada no ano passado, após o anúncio da erradicação iminente da doença no mundo. Agora, as gotinhas são administradas em crianças de 15 meses e quatro anos e a versão injetável aos dois, quatro e seis meses de idade. 

Serão oferecidas para as crianças as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada,febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela, DTP, Hepatite A e Varicela. Para os adolescentes são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV. Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa e indígenas adolescentes, vacina contra varicela. 

Jornal de Santa Catarina
Busca