Crianças fogem de creche construída sem muros em Navegantes - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação13/09/2017 | 16h24Atualizada em 13/09/2017 | 16h24

Crianças fogem de creche construída sem muros em Navegantes

Crianças de quatro anos saíram através de cerca esburacada

Crianças fogem de creche construída sem muros em Navegantes Luiz Carlos de Souza/Arquivo Pessoal
Foto: Luiz Carlos de Souza / Arquivo Pessoal

Duas crianças de quatro anos de idade fugiram de uma creche em Navegantes, no Litoral, durante uma atividade no pátio. Como a escola não tem muros, elas precisaram apenas passar por uma cerca esburacada  para chegar até a rua. Os professores só teriam percebido que eles haviam saído quando eles já estavam voltando para a creche. O caso ocorreu na terça-feira da semana passada, quando os alunos ensaiavam para o desfile do Dia da Independência.

No pátio onde brincam as 300 crianças da creche, qualquer pessoa entra ou sai a hora que quiser. A única barreira é uma cerca que tem buracos por toda parte.

— Quando cheguei aqui, a professora dele estava apavorada, como mãe, estava apavorada. Ela falou "quando eu vi eles estavam vindo lá da rua, com a mochila, as roupas caindo". Imagina se não volta? E se não volta? — questionou Paola Cristina da Silva, mãe de uma das crianças, em entrevista à NSC TV.

A creche fica ao lado de um terreno baldio. As crianças teriam contado para os que percorreram todo o terreno e foram até um ponto de ônibus. As professoras só perceberam quando elas já estavam voltando.

— Não fazemos nem ideia (de quanto tempo demorou), foi durante todo o tempo do ensaio do 7 de setembro dentro da creche — disse Gabriela Vicente Nunes, mãe da outra criança que fugiu.

Por onde as crianças saíram, entram cachorros e, segundo as mães, vândalos que destroem os trabalhos dos alunos a noite e nos finais de semana.

A creche foi inaugurada pela prefeitura de Navegantes em junho de 2011 e nunca teve muro. A secretária municipal de Educação diz que foi uma falha da gestão anterior e que já fez a manutenção da cerca várias vezes. Ela garante que já nesta quarta-feira começa a construção do muro.

— Eu acredito que leve de 15 a 20 dias para o muro ficar pronto, até porque a extensão dele é bem grande — explicou a secretária Regina Correia.

*Com informações da repórter Patrícia Silveira, da NSC TV.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem sofre tentativa de homicídio em Blumenau https://t.co/f6tUMnOlEv #LeiaNoSantahá 9 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAcidente deixa motociclista ferido na BR-470 em Gaspar https://t.co/xDRkBrRxBP #LeiaNoSantahá 27 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros