Epagri desenvolve tilápias com genética melhoradas em Itajaí - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Piscicultura05/09/2017 | 16h13Atualizada em 05/09/2017 | 16h40

Epagri desenvolve tilápias com genética melhoradas em Itajaí

Encontro nesta semana pretende incentivar a produção no Estado

Foto: Aires Mariga / Divulgação Epagri

Um projeto feito pela Epagri em Itajaí tem desenvolvido tilápias que se adaptam melhor ao clima e às condições de cultivo em Santa Catarina, que não são consideradas ideais. Os animais partiram de uma linhagem trazida da Ásia pela Secretaria de Estado de Aquicultura e Pesca em 2004, e a seleção do material genético foi feito ao longo dos anos levando em conta a adaptação do peixe, crescimento, o rendimento de filés e capacidade de reprodução.

O processo de melhoramento genético é longo. A Epagri está na terceira geração de matrizes, e já comercializa para 40% do setor produtivo. A intenção, agora, é expandir a distribuição das matrizes para melhorar a qualidade da produção no Estado _ a tilápia já é o segundo peixe mais produzido pela piscicultura em Santa Catarina, com um volume de 31 mil toneladas só no ano passado.

A partir desta terça-feira um evento na sede da Epagri em Itajaí discute com mais de 100 pessoas, entre técnicos e representantes da iniciativa privada em Santa Catarina, Goiás e Paraná (estado que mais produz no Brasil), a produção de tilápia e a importância de apostar em matrizes de qualidade. Bruno Corrêa, pesquisador do órgão, diz que a falta de orientação técnica e a produção amadora de matrizes pelos próprios produtores causa a perda de potencial do criadouro e até deformidades, por problemas relacionados à consanguinidade.

Superar esses entraves é importante para alavancar o Estado no mercado nacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura, o setor cresce mais do que outros tradicionais, como a produção de aves e suínos, e é responsável por movimentar R$ 4 bilhões ao ano.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaNovo empreendimento em SC marca uma nova época para inovação tecnológica no Estado  https://t.co/UEX4Vz7XRe #LeiaNoSantahá 37 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDenúncia contra Temer chega à Câmara dos Deputados https://t.co/aA2ddEjhtV #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros