Estaleiro de Itajaí constrói um dos maiores iates já feitos no Brasil - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Economia05/09/2017 | 09h41Atualizada em 05/09/2017 | 14h44

Estaleiro de Itajaí constrói um dos maiores iates já feitos no Brasil

Empresa precisou reforçar estrutura e contratar novos funcionários

Foto: divulgação / divulgação

O estaleiro Azimut precisou de uma reforma estrutural para comportar a construção do maior iate já produzido na unidade brasileira e um dos maiores do país, com 30 metros de comprimento _ o equivalente a quase 100 pés. Foi necessário rebaixar e reforçar o piso para que não fosse impactado pelo peso do gigante, que chega a 110 toneladas.

Uma equipe técnica acompanhou na Itália os processos de construção, para que o barco produzido no Brasil seja o mesmo que é vendido no mercado europeu. Com outros sete modelos em produção, a fábrica contratou mais 60 funcionários para a primeira fase de montagem, e até o fim do ano terá que aumentar novamente o número de trabalhadores.

O primeiro Azimut Grande 30 Metri será entregue no início de 2018 a um cliente brasileiro, que já possuía um iate e quis trocar por um modelo maior. O barco produzido no Brasil chega a custar 20% menos do que o mesmo iate feito na Itália, devido às taxas de importação. Mesmo assim, trata-se de um luxo para poucos: a embarcação pode custar até R$ 50 milhões, dependendo dos itens opcionais.

O próximo desafio será colocar o iate na água para os primeiros testes, o que deve ocorrer próximo à data de entrega. Anualmente, o estaleiro de Itajaí produz 40 unidades. O aumento no volume das embarcações tem garantido crescimento de 10 a 15% ao ano.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMeninos aprendem crochê no intervalo das aulas em Itajaí https://t.co/g9PphQeRMR #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMotociclista fica ferida em acidente na SC-421, em Blumenau https://t.co/whnfe7VS9j #LeiaNoSantahá 17 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros