Grupos em Blumenau têm reuniões do AA três vezes por semana - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Alcoólicos Anônimos09/09/2017 | 08h15Atualizada em 09/09/2017 | 08h15

Grupos em Blumenau têm reuniões do AA três vezes por semana

Cidade recebe neste fim de semana encontro estadual de AAs

Grupos em Blumenau têm reuniões do AA três vezes por semana Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

As reuniões do AA ocorrem três vezes por semana, em cinco grupos de Blumenau. Com exceção dos encontros de quarta-feira do grupo Benvindo, todos os demais são abertos ao público. As pessoas que sofrem com a dependência alcoólica podem participar apenas como visitantes ou já aproveitarem para contar sua história aos demais integrantes e se tornar um companheiro.

A partir dessa decisão o membro do AA passa a ter contabilizado o seu tempo longe do vício. Ao fim do primeiro mês, recebem uma ficha que é renovada com 90, 180, 270 dias e um ano de resistência à dependência. Em tempos de cerveja sem álcool e apelos constantes de publicidade em todas as mídias, a resistência às vezes se torna missão árdua. No entanto, torna-se possível graças à mensagem principal, dada desde o primeiro abraço dos participantes até o restante do tratamento, baseada no amor.

– Muita gente se questiona sobre possíveis recaídas, mas dizemos que não tem problema. Ele pode recair quantas vezes for, mas vai ser amado sempre – lembra José Carlos que também coordena a organização do encontro deste fim de semana.

Os companheiros trilham um caminho de 12 passos que envolvem admissão do vício, das falhas, perdão, maturidade, contato com Deus e, por fim, a permissão para fazer abordagens de outros dependentes nos casos em que familiares entram em contato. José Carlos conta que em 95% dos casos é por meio da família que os dependentes chegam às reuniões do AA

O restante acaba indo por decisão da Justiça ou pressão da saúde ou de empregadores. As atividades são custeadas com doações dos próprios membros entregues nas reuniões, mas não há taxas nem mensalidades aos companheiros. Além dos encontros, os participantes também fazem panfletagens semanalmente em bairros da cidade.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem sofre tentativa de homicídio em Blumenau https://t.co/f6tUMnOlEv #LeiaNoSantahá 21 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAcidente deixa motociclista ferido na BR-470 em Gaspar https://t.co/xDRkBrRxBP #LeiaNoSantahá 39 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros