Prefeitura de Indaial confirma fechamento das turmas do 4º e 5º ano da EBM Encano Central  - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação04/09/2017 | 13h57Atualizada em 04/09/2017 | 13h59

Prefeitura de Indaial confirma fechamento das turmas do 4º e 5º ano da EBM Encano Central 

Decisão foi tomada por conta da unidade ainda ter classes multisseriadas

Prefeitura de Indaial confirma fechamento das turmas do 4º e 5º ano da EBM Encano Central  Augusto Ittner/Jornal de Santa Catarina
Foto: Augusto Ittner / Jornal de Santa Catarina

Depois de algumas pitadas de polêmica, a prefeitura de Indaial optou por fechar apenas as turmas de 4º e 5º ano da Escola Básica Municipal Encano Central. Último colégio no município com classes multisseriadas (em que alunos de séries diferentes estudam na mesma sala, com o mesmo professor), a unidade passará a oferecer a partir de 2018 o ensino infantil, 1º, 2º e 3º anos.

O restante será migrado para as escolas Florentino Vetter e Juvenal Carvalho, que ficam a aproximadamente 10 quilômetros de distância.Inicialmente o objetivo era fechar totalmente a unidade, ideia que foi descartada após reunião com a comunidade.

Em entrevista ao Santa na última semana, o secretário de Educação do município, Ozinil Martins de Souza, chegou a cogitar a possibilidade de manter o atendimento no Centro de Educação Infantil que fica no local, migrando apenas as turmas de ensino fundamental para outras unidades. No fim das contas, optou-se por fechar as duas últimas salas dos anos iniciais.

O prefeito André Moser justifica que classes multisseriadas são um modelo retrógrado de ensino e que a decisão foi tomada com base no bom senso e, ao mesmo tempo, redução de despesas.

– Enquanto prefeito não posso concordar que existam salas nesses moldes (multisseriadas) no município. É algo inadmissível sendo que há vagas disponíveis na rede regular – explica Moser. A decisão vale para o ano letivo 2018.

A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola, Juliana Vogel, se mostra contrária e pede a manutenção da escola com todos os anos iniciais do ensino fundamental.

– Se for para colocar o 4º e 5º ano para outras escolas, ficarão uns 30 alunos só por aqui. Aí ano que vem eles (a prefeitura) vão vir e dizer que é inviável manter uma escola com tão poucos estudantes e vão querer fechar de novo – comenta a presidente da APP.

A Escola Básica Municipal Encano Central, em Indaial, fica a 8,2 quilômetros da Rua Dr. Blumenau – a "Estrada Velha", em Indaial. Hoje a unidade atende a 51 alunos, sendo 11 entre 4 e 6 anos, 11 no 1º ano, seis no 2º ano, 10 no 3º ano, seis no 4º ano e sete no 5º ano.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSaiba como definir onde usar o 13º salário https://t.co/uKTKgae6vp #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaKassab participa de encontro de secretários de tecnologia em Florianópolis https://t.co/1vEad5AmTo #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca