Servidora é afastada por 30 dias após confusão em PA de Joinville - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde15/09/2017 | 10h53

Servidora é afastada por 30 dias após confusão em PA de Joinville

Tumulto aconteceu em 2015, quando paciente compartilhou um vídeo em seu Faceboook

Servidora é afastada por 30 dias após confusão em PA de Joinville Divulgação/Arquivo Pessoal
Discussão aconteceu na madrugada desta quarta-feira Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal
A servidora pública envolvida em um tumulto no PA Leste de Joinville em 2015 deverá pegar uma suspensão de 30 dias, sendo convertida em multa de 50% por dia de vencimento ou remuneração, conforme prevê o artigo 170, da lei 266/08. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 29 de agosto. A discussão entre a servidora e a paciente ocorreu no dia 17 de junho de 2015.

Segundo o termo de decisão, a funcionária do PA teve uma conduta indevida, chegando a ser escandalosa e grosseira. Dessa forma, contrariou o comportamento ético que um servidor teve ter no exercício de sua função.

O caso

A demora em um atendimento causou tumulto na madrugada desta quarta-feira no Pronto-atendimento Leste, em Joinville. Uma jovem procurou o PA porque estava sentido dores nas costas. Ela se irritou com a espera e passou a gravar os corredores do PA com a câmera do celular até ser interrompida por uma técnica de enfermagem e iniciar uma discussão. O bate-boca entre a paciente e a servidora pública foi parar nas redes sociais nesta quarta-feira e rapidamente viralizou.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A paciente compartilhou o vídeo em seu perfil no Facebook para expressar sua indignação. Na postagem, ela diz que já aguardava há duas horas pelo atendimento e que não havia mais nenhum paciente na unidade. A paciente alega que "havia médicos e enfermeiros passeando pelos corredores" e que foi agredida e ameaçada por uma técnica de enfermagem. 

— Fui chamada de gorda, doente e disse que se eu postasse esse vídeo eu iria ver — escreveu a jovem em seu perfil.

As imagens mostram o momento da discussão, porém não é possível identificar se houve agressão física. No vídeo, é possível identificar a paciente falando em voz alta com a técnica de enfermagem, que responde à paciente e pede para que ela se retire da sala. Na sequência das imagens, a jovem recebe o atendimento.

A Prefeitura de Joinville divulgou uma nota e lamentou o ocorrido. De acordo com a nota, a paciente que gravou o vídeo recebeu o atendimento dentro da rotina da unidade porque no primeiro atendimento seu quadro clínico não apresentava gravidade.

— No momento em que ela fez a filmagem, os médicos estavam em processo de atendimento a outros pacientes, com situação clínica mais grave, na área de observação. As enfermeiras que aparecem no vídeo trabalham no setor de medicação e atuam após a avaliação médica — informa a nota à imprensa.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou ao jornal "A Notícia" que a técnica de enfermagem não vai se manifestar sobre o fato, e que foi aberta uma sindicância para apurar se houve algum excesso da profissional no exercício do serviço público. A Secretaria de Saúde também entrou em contato com a paciente para esclarecer o caso.
 
Esclarecimento

"A Notícia" tentou conversar tanto com a paciente quanto com a servidora pública. Mas nenhuma das duas atendeu aos telefonemas, nem respondeu às mensagens enviadas via rede social, nem demonstrou interesse em se manifestar.

Como a imagem gravada pela paciente não é definitiva para definir se houve ou não agressão, o jornal decidiu preservar a identidade da técnica de enfermagem durante a sindicância aberta pela Prefeitura.

Confira o vídeo:


A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Geral 15/06/2015 | 11h44

Funai determina reintegração de posse em território indígena em Barra do Sul

Cerca de 50 propriedades deveriam ser derrubadas durante a operação

Brasileirão 07/06/2015 | 15h19

Adolescente atingido no olho durante confusão antes do jogo do JEC passa por procedimento cirúrgico em Joinville

Garoto de 15 anos faz parte da torcida organizada União Tricolor

Polêmica 29/05/2015 | 08h53

Atendimento prestado pelo Samu ao senador Luiz Henrique no dia de sua morte gera polêmica em Joinville

Equipe teria se recusado a levar outro paciente no mesmo dia a um hospital particular. Jovem que sofreu convulsão foi conduzido de carro ao mesmo hospital onde LHS foi internado

Prevenção 21/05/2015 | 17h16

Profissionais da saúde reclamam que não estão sendo vacinados em Joinville

Secretaria da Saúde já vacinou mais de 69 mil pessoas até a véspera do encerramento da campanha

Educação infantil  10/02/2015 | 10h19

Procura por vaga em CEI é marcada por confusão em secretaria de Joinville

Mães tiveram dificuldades para fazer o cadastro pela internet e não foram atendidas nas escolas

Erro na saúde 08/10/2014 | 21h47

Samu de Joinville transporta paciente errado para UTI de São Bento do Sul

Troca foi percebida depois que a ambulância já havia percorrido 20 quilômetros na última terça-feira

Entraves na saúde 20/06/2014 | 15h17

Briga entre médicos de Joinville e São Francisco acaba em ocorrência policial

Paciente de São Francisco do Sul precisava de leito de UTI e esperou por uma hora em ambulância até que atendimento pudesse ser viabilizado

Jornal de Santa Catarina
Busca