Setembro é o mês mais seco em Blumenau nas últimas três décadas - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Tempo22/09/2017 | 21h16Atualizada em 22/09/2017 | 21h24

Setembro é o mês mais seco em Blumenau nas últimas três décadas

Mês está praticamente sem chuva na cidade

Setembro é o mês mais seco em Blumenau nas últimas três décadas Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Até sexta-feira, os 22 dias de setembro haviam registrado apenas 0,1 milímetro de chuva segundo a medição do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), um período praticamente sem chuva. Até então, o mês mais seco registrado pelo órgão em Blumenau havia sido em maio de 1995, quando o volume de precipitação foi de 4,5 milímetros. Considerando somente os meses de setembro, cuja média histórica costuma ser de 158,3 milímetros, o recorde era 1982, quando no mês choveu 23,1 milímetros. A série histórica do Ceops começou a ser feita em 1981.

O técnico hidrometrista do Ceops, Mário César de Oliveira, lembra que nem mesmo na estiagem de 2006, que durou de fevereiro a outubro e foi o ano em que menos choveu na cidade desde 1981 – apenas 970,9 milímetros contra 1,6 mil da média anual – houve um mês que passasse absolutamente em branco. A situação fica mais grave ao lembrar que o tempo seco ganha força desde o início de junho, depois que a região viveu uma enchente de pequeno porte. 

::: Corpo de Bombeiros registra aumento no número de incêndios em Blumenau

O mês de julho já havia batido recorde de estiagem com 5,9 milímetros, o menor entre os meses de julho desde 1981. Em agosto choveu mais, 74,8 milímetros, mas ainda assim abaixo da média de 97,1 milímetros. Algumas previsões apontam chuva para este fim de semana, o que ainda poderia mudar o panorama da média até o fim do mês.

– Não me lembro de uma estiagem tão grande, nesse patamar. Mesmo que chova um pouco nos próximos dias, não vai resolver, teria que chover por vários dias, mas não vemos (previsão para) esse tipo de chuva – indica Mário César.


Jornal de Santa Catarina
Busca