Captura de animais peçonhentos aumenta nesta época do ano em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Prevenção19/10/2017 | 11h15Atualizada em 19/10/2017 | 11h15

Captura de animais peçonhentos aumenta nesta época do ano em Blumenau

Duas pessoas foram picadas por cobras em uma semana na cidade

Captura de animais peçonhentos aumenta nesta época do ano em Blumenau Emílio Pedroso/Agencia RBS
Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

Com o aumento das temperaturas e a proximidade do verão, a captura de animais peçonhentos cresce em Blumenau nesta época do ano. O Corpo de Bombeiros registra em média uma ocorrência por dia relacionada ao caso e entre as cobras mais comuns de serem encontradas em residências e terrenos na cidade estão a coral, a jararaca e a jararacuçu.

A informação é do chefe do socorro da corporação, sargento Schmitt. Segundo ele, é comum que cobras e outros animais peçonhentos, como aranhas, apareçam em terrenos e locais onde no entorno a vegetação é abundante.

Mulher é picada por cobra em Blumenau
Menino de 12 anos é picado por cobra no bairro Escola Agrícola em Blumenau

Ele orienta que os moradores evitem armazenar materiais que possam servir de abrigo a esses animais, como telhas, pedaços de madeira e entulhos. 

— É muito comum irmos ao local e encontrar a cobra escondida em algum entulho. Esses locais acabam sendo criatório de rãs, pererecas e outros bichos que a cobra captura para se alimentar. Por isso ela sai do habitát dela e acaba invadindo essas áreas — explica.

Ao encontrar um animal peçonhento em casa, o sargento recomenda que o morador acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e não mate o animal.

— Ao chamar os bombeiros, nós vamos até o local, fazemos a captura do animal e levamos ele até a Polícia Militar Ambiental, para que eles façam a soltura do bicho em outra região de mata aqui no Vale do Itajaí.

Caso a pessoa seja picada por uma cobra, a orientação é, novamente, chamar os bombeiros e, no máximo, lavar o local com água e sabão ou soro fisiológico e manter a vítima calma até a chegada dos socorristas.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDois foragidos de penitenciária no Rio Grande do Norte são presos em Indaial https://t.co/7mLzQDx1uM #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaLadrões roubam R$ 40 mil de loja em Blumenau https://t.co/OVEFX8mR7A #LeiaNoSantahá 31 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca