Fatma embarga indústria de bioproteína em Itajaí por mau cheiro - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Cidades26/10/2017 | 09h44Atualizada em 26/10/2017 | 09h44

Fatma embarga indústria de bioproteína em Itajaí por mau cheiro

Empresa utiliza resíduos da indústria pesqueira

A Fatma embargou as atividades da BFP Bioprodutos de Pescado, empresa que reaproveita sobras da produção da Gomes da Costa, em Itajaí, para transformá-las em bioproteína. A indústria funciona em fase experimental em Arraial dos Cunha, em Itajaí. Segundo Arno Gesser, gerente regional da Fatma, o motivo foi a comprovação do mau cheiro _ reclamação que os moradores vinham fazendo há meses. 

Em setembro, uma decisão da Vara da Fazenda Pública de Itajaí determinou que o órgão ambiental fizesse um estudo técnico sobre as atividades da BFP. A juíza Sônia Moroso Terres esteve na indústria e visitou a vizinhança num fim de semana. Constatou que, embora não haja mau cheiro dentro da fábrica, o odor em ruas próximas beira o insuportável.

Existe “evidente contradição entre os laudos técnicos existentes nos autos e as queixas da comunidade, que são de fato motivadas”, escreveu a juíza na decisão. 

Além do embargo, a empresa também foi autuada pela Fatma. O valor da multa não foi divulgado. Segundo o gerente do órgão ambiental, para que a empresa volte às atividades será necessário que cumpra os requisitos previstos em um acordo judicial e garanta o fim do mau cheiro. 

A BFP informou que teve um incidente na planta da indústria no dia 14 de outubro, quando a fábrica não estava em atividade. “Acidentalmente, vazou um líquido de um tambor provocando mal cheiro no local e arredores”, afirma em nota. Avisada por moradores, uma supervisora esteve no local. “Tomamos ação imediata para evitar recorrências e estamos trabalhando para melhoria contínua dos nossos processos”, conclui a nota.

Acompanhe as publicações de Dagmara Spautz:

Metade das ligações de esgoto de Balneário Camboriú é irregular

Vereadora de Balneário Camboriú propõe show de fogos silencioso

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPromoções fazem preço cair e gasolina chega a R$ 3,59 em Blumenau https://t.co/znI8YxEgmL #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDuplicação causa bloqueio a partir desta terça-feira na Rua Humberto de Campos, em Blumenau https://t.co/3wC0Lronox #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca