Pássaros ameaçados de extinção fazem revoada em Itajaí - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Natureza29/10/2017 | 14h51Atualizada em 29/10/2017 | 14h51

Pássaros ameaçados de extinção fazem revoada em Itajaí

Guarás-vermelhos estão entre as mais belas espécies de aves brasileiras


Foto: Luiz Carlos de Souza / Arquivo Pessoal

O céu da Praia Brava, em Itajaí, foi colorido por uma revoada de guarás no fim de semana, que encantou os banhistas. O registro é de Luiz Carlos de Souza, cinegrafista da NSC TV.

Os guarás-vermelhos são pássaros grandes, com cerca de 60 centímetros de comprimento quando adultos, que ficam com a plumagem vermelha ao se alimentarem de caranguejos que possuem na casca altos índices de cataxantina, uma substância que é derivada do caroteno. 

Considerada uma das espécies mais bonitas do Brasil, o guará é mais comum ao Norte e está na lista das aves brasileiras ameaçadas de extinção nas regiões Sul e Sudeste do país. Para o ornitólogo Adrian Eisen Rupp, conselheiro do Instituto Espaço Silvestre, a revoada prova de que os guarás-vermelhos estão reaparecendo no litoral catarinense. Essas aves chegaram a praticamente desaparecer por aqui, mas desde 2012 têm surgido com mais frequência nas regiões de manguezais.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaConfira como ficam os serviços nesta segunda-feira no Vale do Itajaí https://t.co/OVWqwHJvce #LeiaNoSantahá 9 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaManifestantes protestam em frente ao 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau https://t.co/9PHIcsryCb #LeiaNoSantahá 11 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca