Santa conquista prêmio nacional de jornalismo com reportagem que discute o analfabetismo em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação06/10/2017 | 13h32Atualizada em 06/10/2017 | 13h32

Santa conquista prêmio nacional de jornalismo com reportagem que discute o analfabetismo em Blumenau

Santa conquista prêmio nacional de jornalismo com reportagem que discute o analfabetismo em Blumenau Divulgação/Divulgação
Representante da equipe, Arivaldo Hermes recebe o prêmio no Rio de Janeiro Foto: Divulgação / Divulgação
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

O Jornal de Santa Catarina conquistou na noite de quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria Internet-Regional com a reportagem especial "Alfabetização - À luz das palavras". 

O especial, publicado em 18 de junho de 2016, foi produzido pela repórter Aline Camargo, com edição de Cleisi Soares, fotografia de Patrick Rodrigues e design de Arivaldo Hermes. Fruto de dois meses de apuração, a reportagem conta histórias de blumenauenses que conviveram com o analfabetismo e, depois de décadas de afastamento do ambiente escolar e de viverem à margem da sociedade, decidiram aprender a ler e escrever.

Confira aqui o especial sobre analfabetismo em Blumenau

A reportagem ainda aborda as políticas ineficientes do poder público para erradicar o problema e as dificuldades enfrentadas por professores e especialistas envolvidos nesta missão. No online e no impresso, o resultado foi um trabalho ímpar, com elementos jornalísticos nobres, que envolveram desde a concepção da pauta — que discute a questão do analfabetismo com extremo zelo, em uma abordagem editorial propositiva —  à uma experiência de leitura ousada, com frases escritas em russo e design diferenciado.

—  Tem muito significado uma redação ser reconhecida nacionalmente em um trabalho que representa grande parte do nosso norte editorial: renovação da experiência de leitura, jornalismo propositivo e convergência entre mídias — analisa o editor-chefe do Santa, Fábio da Câmara. 

patrick rodrigues, cleisi soares, aline camargo e arivaldo hermes
Patrick Rodrigues, Cleisi Soares, Aline Camargo e Arivaldo HermesFoto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

Este ano, o Prêmio Estácio de Jornalismo teve a inscrição de 386 trabalhos de veículos de imprensa de 24 estados e do Distrito Federal. Destes, 24 finalistas foram selecionados a concorrer ao prêmio em nove categorias.

Capa da edição impressa da reportagem quis provocar o leitor a discutir a importância da alfabetização, com uma mensagem em russo
Capa da edição impressa da reportagem quis provocar o leitor a discutir a importância da alfabetização, com uma mensagem em russoFoto:


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOperação Veraneio, lançada nesta segunda, terá 10 mil agentes em 61 cidades de SC https://t.co/MIZ6ubOcFn #LeiaNoSantahá 27 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaVicente Caropreso sai do governo dia 28 de dezembro https://t.co/M8rz5eH7t9 #LeiaNoSantahá 45 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca