Tecnologia vai ajudar a despoluir o Canal do Marambaia em Balneário Camboriú - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Meio Ambiente29/10/2017 | 14h27Atualizada em 29/10/2017 | 14h27

Tecnologia vai ajudar a despoluir o Canal do Marambaia em Balneário Camboriú

Local onde deságua o canal é o ponto mais crítico na balneabilidade da cidade

Tecnologia vai ajudar a despoluir o Canal do Marambaia em Balneário Camboriú Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) vai usar um sistema de aeração, que aumenta a oxigenação da água, para reduzir os níveis de poluição do Canal do Marambaia. O local onde o rio deságua, no Pontal Norte, é o ponto mais crítico na balneabilidade da Praia Central, onde a análise de impróprio para banho se repete há anos.

O equipamento, que faz o que os especialistas chamam de “biorremediação” através de pequenas bolhas de ar, está em processo licitatório. A Emasa deve gastar cerca de R$ 700 mil no sistema, que será instalado em três pontos. Com mais oxigenação, a flora e a fauna se recuperam e o rio melhora. 

A expectativa é que o sistema seja instalado em novembro. Até lá, será feito o desassoreamento dos trechos mais críticos. Esta semana a prefeitura retirou lixo das margens, num trecho de apenas 30 metros, e recolheu dois caminhões cheios de entulho.

Apesar do investimento, as melhorias no Canal do Marambaia ainda não devem refletir nos índices de balneabilidade. A expectativa da Emasa é de retorno a médio prazo, quando as ligações de esgoto também estiverem regularizadas. Hoje, metade das ligações têm problemas em Balneário Camboriú.

Pressão

A mobilização da comunidade que vive no Pontal Norte foi fundamental para que a Emasa e a prefeitura se apressassem em dar uma resposta. Não poderia ser diferente: a vizinhança é uma das mais valorizadas da cidade, com empreendimentos de alto padrão. No mínimo, o que se espera é que a praia em frente esteja em boas condições.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDois foragidos de penitenciária no Rio Grande do Norte são presos em Indaial https://t.co/7mLzQDx1uM #LeiaNoSantahá 23 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaLadrões roubam R$ 40 mil de loja em Blumenau https://t.co/OVEFX8mR7A #LeiaNoSantahá 34 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca