Barco pesqueiro que saiu de Santa Catarina naufraga no Rio de Janeiro - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Alto-mar09/11/2017 | 20h08Atualizada em 09/11/2017 | 20h08

Barco pesqueiro que saiu de Santa Catarina naufraga no Rio de Janeiro

Dos 23 tripulantes que estavam a bordo, cinco seguem desaparecidos; buscas recomeçam nesta sexta-feira

Uma embarcação pesqueira saiu da costa de Santa Catarina naufragou quarta-feira à noite nas proximidades de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Até a tarde desta quinta-feira, dos 23 tripulantes que estavam a bordo, cinco seguem desaparecidos. A informação sobre o naufrágio do barco Nossa Senhora do Carmo I foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio da assessoria de imprensa do 1º Distrito Naval. 

Já a informação sobre a origem da embarcação foi confirmada pela empresa Kowalsky Pescados, de Itajaí, ao NSC Notícias. A reportagem do Diário Catarinense tentou contato com o proprietário da empresa, mas as ligações não foram atendidas. Os nomes dos tripulantes, tanto os resgatados, quando os desaparecidos, também não foram divulgados. Conforme o G1 RJ, o barco teria de fato saído de Santa Catarina e naufragado a 37 milhas da Ilha Grande. 

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sintrapesca), a embarcação é originalmente catarinense, mas foi comprada por um empresário carioca. Ainda conforme o sindicato, nesses casos, é comum que a tripulação continue operando no barco, mesmo após a compra. Ainda conforme o Sintrapesca, as informações coletadas até o momento são de que o piloto automático teria sofrido uma falha e, por isso, a embarcação virou.

Segundo a Marinha, os 18 pescadores resgatados foram socorridos por outra embarcação pesqueira, a Costa Amêndola, que estava nas proximidades no momento do acidente e acionou o navio-patrulha para ir até o local. 

Até o começo da noite desta quinta-feira, também apoiaram no atendimento uma aeronave da Marinha e outra da Força Aérea Brasileira. Outra equipe da Marinha também continuou nas operações de busca e salvamento no mar até o começo da noite. Os trabalho devem ser recomeçados sexta-feira de manhã. 

Ainda conforme a Marinha  "o proprietário da embarcação já foi contatado para colaborar no apoio aos tripulantes resgatados e familiares", no entanto, nenhum nome foi divulgado até o momento. Um aviso para as demais embarcações também foi emitido. Segundo a Marinha, "as causas e responsabilidades do ocorrido serão apuradas em inquérito".

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCom placar apertado, Câmara de Blumenau aprova moção de aplauso a evento sobre diversidade da Escola Elza Pacheco… https://t.co/P7qW8L1t8Qhá 53 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAdolescente é apreendido com quatro quilos de maconha em terminal de ônibus de  Blumenau https://t.co/Ummd7eCJnm #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca