Blumenau sedia evento de robótica educacional - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação10/11/2017 | 10h33Atualizada em 10/11/2017 | 10h33

Blumenau sedia evento de robótica educacional

Evento ocorre sábado no Ginásio Galegão

Blumenau sedia evento de robótica educacional Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Alunos da EBM Lauro Müller vão expor o trabalho desenvolvido no projeto de robótica Elaborado pelo professor de informática Delvaine Pussinini Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

O Ginásio Galegão será palco de um evento diferente amanhã. Não se trata de um esporte, mas também interessa a muita gente: robótica. Especificamente, robótica educacional. Maior evento da região Sul e um dos maiores do país, o Robotics Experience toma conta do templo do esporte blumenauense para unir escolas e comunidade numa grande feira de robótica.

Com o objetivo de proporcionar uma imersão na área, o evento traz atividades para os alunos, que já estão envolvidos com o tema, e também para os visitantes. Os estudantes, classificados por meio de seletiva, vão participar do Desafio Estadual de Robótica, onde precisam completar missões com seus robôs, demonstrando todo o conhecimento que a robótica educacional proporciona.

Os visitantes, além de acompanharem o desafio, poderão conferir os projetos desenvolvidos pelos alunos da Robomind Brasil, editora especializada em livros para robótica educacional e organizadora do evento. Haverá uma Mostra de Robôs, que é uma forma de se conhecer de perto as como funciona a robótica no ambiente escolar.

Os trabalhos da mostra serão avaliados por Fábio Luís Perez, chefe do Departamento de Engenharia Élétrica e de Telecomunicações e Vinicyus Rodolfo Wiggers, chefe do Departamento de Engenharia Química e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Furb.

Evento busca aproximar comunidade das inovações

Diretor de expansão da Robomind Brasil, André Luiz Sala, conta que o evento tem a intenção de aproximar as pessoas das inovações que estão sendo utilizadas nas sala de aula:

— O objetivo maior é mostrar para a população que tem uma direção diferente no mundo da educação e que já é uma realidade nas escolas privadas e até mesmo nas públicas.

Junto da Mostra de Robôs, os alunos da Escola Básica Municipal Lauro Müller vão expor o trabalho desenvolvido no projeto de robótica elaborado pelo professor de informática, Delvaine Pussinini, que promove na escola a integração dos alunos da rede municipal com o evento, além da inserção deles no universo da robótica educacional.

Robótica na prática

O evento também vai promover a demonstração um Robô Industrial 4.0, que mostra a aplicação do que é aprendido em sala de aula no que há de mais moderno na indústria. Outra atração será a oficina de rebótica, aberta a qualquer participante que queira conhecer ou se familiarizar ainda mais com a área, onde os participantes poderão construir e programar um robô.

Tudo isso, que vai ocorrer pela primeira vez em Blumenau, vai mostrar que o curso de robótica aproxima o aluno da tecnologia por meio da construção e programação de mecanismos robóticos com kits educacionais. Além de tudo, o Robotics Experience tem entrada gratuita para toda a comunidade. O valor pago pelas equipes que vão participar do desafio (R$ 60 por grupo) e parte do valor arrecadado com a venda de alimentação será doado para a Casa de Apoio – Associação de Pais e Portadores de Mielomeningocele e Neoplasia.

SERVIÇO
O quê:
Robotics Experience 2017
Quando: Amanhã, das 9h às 14h.
Onde: Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão
Quanto: gratuito

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCom placar apertado, Câmara de Blumenau aprova moção de aplauso a evento sobre diversidade da Escola Elza Pacheco… https://t.co/P7qW8L1t8Qhá 59 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAdolescente é apreendido com quatro quilos de maconha em terminal de ônibus de  Blumenau https://t.co/Ummd7eCJnm #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca