Bombeiros terão base avançada para atender afogamentos em Balneário Camboriú - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

No verão13/11/2017 | 13h56Atualizada em 13/11/2017 | 13h56

Bombeiros terão base avançada para atender afogamentos em Balneário Camboriú

Base náutica tem espaço para monitoramento remoto das praias 

Os Bombeiros iniciam ainda este mês as atividades do Pelotão de Busca e Salvamento em Balneário Camboriú, uma base náutica que servirá como ponto de apoio em casos de afogamento. A estrutura, no Pontal Norte, vai concentrar as embarcações e o material utilizado nos postos guarda-vidas.

A expectativa é reduzir o tempo de atendimento. Hoje as embarcações dos bombeiros ficam guardadas no Batalhão, na Avenida do Estado, e na Marina Tedesco, na Barra Sul _ o que demanda logística diária durante a temporada de verão.

A base tem espaço reservado para um projeto de monitoramento remoto das praias, que os Bombeiros tentam viabilizar em Balneário Camboriú há pelo menos duas temporadas. A ideia é instalar câmeras com capacidade para identificar e alertar se há pessoas nadando nas perigosas correntes de retorno.

O monitoramento é útil especialmente em horários em que não há cobertura de guarda-vidas _ no início da manhã e à noite, por exemplo, e também no inverno. O projeto, no entanto, esbarra na qualidade do equipamento.

A primeira câmera instalada, para testes, não tinha capacidade suficiente. Segundo  o comandante do 13º Batalhão dos Bombeiros, major Eduardo de Lima, o ideal são câmeras térmicas, que têm um custo muito alto _ cerca de R$ 80 mil cada uma.

Os bombeiros estão em busca de parcerias, e uma empresa catarinense está tentando adaptar uma tecnologia semelhante, mais barata, que já funciona no Canadá. A proposta, no entanto, terá que ficar para as próximas temporadas.

Acompanhe as publicações da colunista Dagmara Spautz:

Metade da arrecadação do pedágio de Bombinhas é para manter o sistema

"Abraço em Porto Belo" protesta contra obra de adutora


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDagmara Spautz: MP avalia importância histórica de um dos primeiros balneários de SC https://t.co/pouRvLAQ0H #LeiaNoSantahá 10 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDaniela Matthes: "Leis e bom senso não são suficientes para um trânsito mais seguro" https://t.co/5Djy3cxRvo #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca