CEI de Blumenau estimula aprendizado infantil em meio à natureza - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Educação08/11/2017 | 06h30Atualizada em 08/11/2017 | 06h30

CEI de Blumenau estimula aprendizado infantil em meio à natureza

Alunos do Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prüllage, na Itoupavazinha, praticam atividades em um bosque

CEI de Blumenau estimula aprendizado infantil em meio à natureza Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Crianças passam parte do dia em meio à vegetação no bosque da creche Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

Quem é mãe ou pai sabe o quanto é importante um projeto pedagógico que ensine, eduque e proporcione experiências de vida para o aluno. Em Blumenau o Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prüllage, na Itoupavazinha, aposta na integração com a natureza para ensinar. Eles têm a sorte de ter como quintal uma área de preservação ambiental.

É claro que as crianças não passam o dia todo na mata. Elas voltam para a sala de aula, fazem um lanche e seguem com outras atividades. Mas conforme estes espaços verdes foram sendo usados a proposta pedagógica teve que mudar, segundo a diretora do CEI, Simone de Souza Santos:

– Para poder explorar mais este espaço, para que as crianças possam aproveitar e adquirir mais conhecimento junto com a natureza. Aqui eles estão livres.

O centro de educação infantil é amplo, tem boa estrutura para atender os 150 alunos de zero a cinco, mas é na área externa que eles passam a maior parte do tempo.

– Normalmente 90% do nosso trabalho é fora da sala de aula. Por quê? A tecnologia está tomando muito tempo das crianças. E eles têm essa liberdade aqui, eles nem lembram de nada disso. Telefone, computador, TV, eles só querem curtir a natureza. Brincar, brincar e brincar – comenta a professora Jossimara Rodrigues.

Em uma trilha, espaço simples que os alunos adoram, tem roda de música entre as árvores, balanço de pneu, toquinhos de madeira para usar como banquinho ou bateria. Até mesmo uma minitirolesa foi montada por uma empresa que trabalha com esse tipo de equipamento. Além de aprender a amar a natureza, em meio à liberdade, as crianças também conhecem os limites.

A mãe do pequeno Antônio conta que essa interação com a natureza e maior liberdade está trazendo muitos benefícios para o filho:

– Em casa ele não quer ficar dentro de casa. Então eu levo ele para fora. A gente vai brincar de bola, ao ar livre, e isso tudo vem daqui da creche, sabe – diz Cínthia Hostin de Farias sobre os benefícios da educação em meio à natureza.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPresídio de Blumenau é um dos 40 do Brasil que vão receber 20 mil livros doados pelo MEC https://t.co/KEo9N1rX2F #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCresce número de homicídios em Santa Catarina https://t.co/bDCo4ogiPL #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca