Expediente e gastos reduzidos nas prefeituras do Vale do Itajaí - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Economia03/11/2017 | 07h30Atualizada em 03/11/2017 | 07h30

Expediente e gastos reduzidos nas prefeituras do Vale do Itajaí

Para fechar contas em dia, servidores terão jornada de trabalho menor durante o horário de verão

Expediente e gastos reduzidos nas prefeituras do Vale do Itajaí /

Com o objetivo de “preservar o equilíbrio orçamentário e financeiro”, prefeituras do Vale já alteraram o horário de atendimento ao público. Aliás, não é de hoje que basta o sol permanecer por mais tempo no céu deixando os dias mais longos para o atendimento do Executivo mudar a rotina. Em Ilhota a mudança começou antes mesmo das pessoas adiantarem o relógio em uma hora, dia 2 de outubro, e em Timbó no dia 16.

Na vizinha Indaial a nova jornada do funcionalismo público municipal passou a valer quarta-feira e a previsão é que se estenda até o dia 31 de janeiro. Uma das justificativas para dar sequência ao atendimento diferenciado durante a estação de calor – assim como o que ocorreu no ano passado – é deixar as contas em dia. Além do novo horário, as horas-extras de funcionários de áreas não consideradas essenciais também foram revistas e somente serão autorizadas após aval do prefeito, segundo a medida que atende a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao contrário do que muitas pessoas acabam pensando, a prefeitura não trabalha meio-período. O que acontece é uma redução da jornada, em vez de oito horas, os servidores cumprem seis horas, de segunda a sexta. Não conseguimos mensurar a economia, mas acreditamos que teremos menos custos de manutenção, por exemplo – ressalta o secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva, ao explicar que nem todas as secretarias adotam a mudança, a exemplo da Saúde e da Educação, que mantêm a rotina.

:: Confira outras notícias de Blumenau e região em santa.com.br

Um dos motivadores da mudança segundo as prefeituras é o comportamento da população do Vale do Itajaí. Com a chegada do verão e os dias mais quentes, a população perde o título de munícipe, ganha o de veranista durante o período de recesso escolar e a procura pelos serviços públicos reduz. 

De 11 prefeituras da região consultadas, quatro adotam o horário de verão, duas aplicam horário diferenciado durante todo o ano, duas extinguiram e três ainda não definiram a redução da jornada para o fim de 2017 e início de 2018. Confira o mapa a e veja quais cidades mudaram o atendimento ao público até agora. Neste ano Pomerode deixou de adotar o horário de verão, o que ocorre em Blumenau desde 2013 com a justificativa de evitar prejuízo à população.

O expediente nas prefeituras do litoral

No início da semana o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, decretou redução do valor gasto com consumo de água, energia elétrica, telefone e combustível e reduziu o horário do funcionalismo em grande parte dos departamentos, que passa a ser das 12h às 18h. A mudança começa segunda-feira e segue, inicialmente, até abril.

– A decisão vem também pelo custo, temos medidas para diminuir os gastos e a expectativa de reduzir em cerca de 25%, 30% com a diminuição de horário, entre luz, água e insumos. A estimativa é manter até dia 30 de abril, mas se a meta for alcançada antes podemos alterar – ressalta o prefeito.

Em função da viagem do prefeito Volnei Morastoni à Bolívia, a decisão de alterar o atendimento da prefeitura de Itajaí ainda não havia sido definida, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, e o atendimento ao público por enquanto segue das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em Balneário Camboriú, a jornada reduzida ocorre o ano inteiro, as portas ficam abertas somente à tarde, das 12h às 17h, com exceção de pastas como Educação, Saúde e Assistência Social.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: Meirelles é visto com bons olhos pelo mercado, mas só isso não basta https://t.co/vJtxZhOyYC #LeiaNoSantahá 44 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaColégio Militar de Blumenau abre inscrições na segunda-feira https://t.co/gzyiVxnyvB #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca