Lei autoriza que cães e gatos sejam enterrados junto aos donos em Florianópolis - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Rafael Martini08/11/2017 | 17h58Atualizada em 08/11/2017 | 17h58

Lei autoriza que cães e gatos sejam enterrados junto aos donos em Florianópolis

A lei entra em vigor a partir da data de sua publicação

Lei autoriza que cães e gatos sejam enterrados junto aos donos em Florianópolis Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

O Prefeito Gean Loureiro sancionou a lei 624/2017 que autoriza o sepultamento de animais domésticos em campas (laje ou pedra que cobre o túmulo) e jazigos localizados nos cemitérios públicos e privados de Florianópolis. A medida se destina-se prioritariamente a cães e gatos de estimação da família do concessionário da campa ou jazigo. A lei é complementar ao Projeto de Lei nº 1.685/2017 do vereador Tiago Silva (PMDB) e entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Para o parlamentar, os raros cemitérios e crematórios particulares destinados a animais domésticos cobram altíssimas taxas, inviabilizando a utilização pela maioria de seus donos. “Além disso, como os cães e gatos mantém estreitos vínculos afetivos com a família, quando um deles vem a falecer, além do sofrimento da perda, os donos em geral se desesperam sem saber onde enterrá-los”, completa.

Florianópolis é a primeira cidade do país a ter uma lei dessa sancionada pelo executivo. Cidades como Rio de Janeiro e Blumenau tentaram passar o mesmo texto, mas tiveram a lei vetada pelos prefeitos municipais.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPresídio de Blumenau é um dos 40 do Brasil que vão receber 20 mil livros doados pelo MEC https://t.co/KEo9N1rX2F #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCresce número de homicídios em Santa Catarina https://t.co/bDCo4ogiPL #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca